Crianças estão cada vez mais presentes nas redes sociais
Unsplash/McKaela Lee
Crianças estão cada vez mais presentes nas redes sociais

88% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos que usam a internet no Brasil têm ao menos um perfil nas redes sociais, de acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e divulgada nesta terça-feira (16).

A rede social preferida dos jovens brasileiros é o TikTok, plataforma mais usada por 34% dos entrevistados. Em seguida, vem o Instagram, com 33%. Mas a plataforma com maior penetração entre crianças e adolescentes é o WhatsApp, na qual 80% dos entrevistados tem uma conta, seguido pelo Instagram (62%) e pelo TikTok (58%).

Acesso à internet

A pesquisa TIC Kids Online Brasil revela que 93% dos brasileiros entre 9 e 17 anos utilizam a internet. A taxa é maior nas classes A e B (100%), na região Sul (98%), na área urbana (94%) e entre adolesecentes de 15 a 17 anos (96%).

Já entre crianças e jovens das classes D e E, a taxa cai para 86%; na região Norte, cai para 87%. Na zona rural, o acesso chega a 90% das pessoas entre 9 e 17 anos.

Entre 2019 e 2021, saltou de 79% para 92% a taxa de crianças e adolescentes que acessam a internet no Nordeste. Na zona rural, o número subiu de 75% para 90%; entre crianças de 9 e 10 anos, de 79% para 92%.

Celular próprio

O estudo ainda aponta que 78% dos entrevistados possuem smartphone próprio. O acesso à internet se dá apenas pelo celular para 53% das crianças e adolescentes brasileiros.

O número é maior entre as classes D e E, nas quais 78% dos jovens acessam à rede apenas pelo smartphone. Entre usuários das classes A e B, a taxa cai para 18%.

Redes sociais e publicidade infantil

No que diz respeito às redes sociais, o TikTok é a plataforma que faz mais sucesso entre as crianças, enquanto o Instagram é líder entre os adolescentes. Confira os números:

Crianças de 9 e 10 anos

  • 39% preferem o TikTok

  • 12% preferem o Instagram

  • 4% preferem o Facebook

Crianças de 11 e 12 anos

  • 48% preferem o TikTok

  • 22% preferem o Instagram

  • 8% preferem o Facebook

Adolescentes de 13 e 14 anos

  • 37% preferem o TikTok

  • 35% preferem o Instagram

  • 12% preferem o Facebook

Adolescentes de 15 a 17 anos

  • 21% preferem o TikTok

  • 52% preferem o Instagram

  • 17% preferem o Facebook

Tanto no TikTok quanto no Instagram e no Facebook, a idade mínima é 13 anos. A alta popularidade das plataformas entre crianças de 9 a 12 anos, portanto, revela a falha das redes sociais em aplicarem suas próprias regras, permitindo a presença de pessoas com idade inferior à permitida.

A grande presença das crianças e dos adolescentes nas plataformas digitais faz com que 81% delas já tenham visto divulgação de produtos ou marcas na internet, de acordo com a TIC Kids Online Brasil.

62% das crianças e adolescentes viram pessoas ensinando como usar algum produto, enquanto 61% (12 pontos percentuais a mais que em 2019) viram pessoas abrindo a embalagem de um produto, entre outras formas de publicidade.

** Dimítria Coutinho atua cobrindo tecnologia há cinco anos, se dedicando também a assuntos econômicos. Antes de trabalhar no iG, era repórter do Ada, um portal de tecnologia voltado para o público feminino. É jornalista formada pela Universidade de São Paulo com passagem pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!