Operadoras de telefonia terão que explicar detalhes do 5G
Unsplash/Jonas Leupe
Operadoras de telefonia terão que explicar detalhes do 5G

O Procon-SP notificou nesta terça-feira (30) as empresas de telecomunicações Vivo, Claro, Tim e Oi a respeito da implementação do 5G no Brasil. O órgão de defesa dos consumidores quer mais explicações sobre as mudanças que serão realizadas.

Até o dia 6 de setembro, as empresas devem responder ao Procon quais aparelhos compatíveis com o 5G estão sendo comercializados por elas, além de informar aos consumidores quais serão as mudanças implementadas com a nova tecnologia.

Vivo, Claro, Tim e Oi deverão responder:

  • Se os consumidores precisam trocar de chip para usar o 5G e quais valores serão cobrados caso haja necessidade de troca;
  • Como os planos de telefonia vigentes serão adequados ao 5G;
  • Quais as principais diferenças entre a nova tecnologia e as anteriores;
  • Qual a área de cobertura, velocidade, garantia do serviço e período de latência;
  • Se os consumidores manterão a conectividade caso haja indisponibilidade do 5G.

A reportagem entrou em contato com as quatro empresas notificadas pelo Procon-SP. A Tim disse que vai responder à solicitação do órgão.

"A TIM informa que recebeu a notificação do Procon SP e que prestará todas as informações solicitadas pelo órgão. A operadora ressalta que divulga amplamente informações sobre o uso da rede 5G, assim como os smartphones compatíveis com a tecnologia. Para mais informações sobre a rede de quinta geração, os clientes podem acessar o site da operadora em  https://tim.com.br/rj/para-voce/cobertura-e-roaming/5g ou entrar em contato com o Centro de Relacionamento com o Cliente discando *144 do próprio celular ou 1056 de qualquer telefone", afirmou a empresa.

A Vivo informou que diz em seu site os aparelhos compatíveis com o 5G. "A Vivo mantém uma página dedicada ao 5G ( www.vivo.com.br/5G ) com as localidades onde a tecnologia já está disponível. Além disso, o passo a passo para usar a tecnologia de quinta geração e quais são os aparelhos compatíveis estão disponíveis no site, que conta ainda com perguntas e respostas frequentes feitas pelos consumidores. A empresa responderá ao Procon-SP dentro do prazo estipulado pelo órgão", disse a empresa.

Já a Claro informa que "ainda não recebeu a notificação do Procon SP". A Oi, por sua vez, diz que "não participou do leilão de 5G e desde o mês de abril não está mais atuando no segmento de telefonia móvel".


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!