A Nokia anunciou um novo serviço para assinatura de smartphones durante o Internationale Funkausstellung Berlin (IFA) 2022, evento global de tecnologia.
A novidade se chama Circular e permite que os clientes paguem uma taxa mensal para adquirir um celular, ao invés do valor completo do dispositivo de uma só vez. Com essa assinatura, os usuários ainda têm direito a seguro contra danos acidentais, roubo ou furto.
O esquema é bastante parecido com o de empresas que oferecem celular por assinatura no Brasil , como a Leapfone ou a Allugator. A diferença é que a compra é feita diretamente com a fabricante e que há um viés ambiental ainda mais marcante na proposta.
O objetivo da Nokia é incentivar a consciência ambiental dos usuários. Por isso, há um esquema de bonificação chamado de seeds (sementes). Quanto mais tempo uma pessoa fica com o mesmo cleular, mais sementes ela ganha. Essas sementes podem ser usadas para apoiar iniciativas da própria Nokia, como plantar árvores, limpar rios ou levar internet a áreas afastadas.
Quando o cliente decide trocar de smartphone, o modelo é devolvido à Nokia, que o reforma. Em seguida, ele pode ir para outro cliente ou para pessoas que não têm acesso a celulares, dependendo da condição. Em último caso, o celular é desmontado e as peças reaproveitadas, gerando a menor quantidade de lixo possível.
Por enquanto, o plano de assinatura a Nokia está disponível apenas na Alemanha e no Reino Unido e com smartphones selecionados. É possível que haja uma expansão para outros mercados em breve.
Esta é a primeira vez que uma grande fabricante de smartphones anuncia um plano de assinaturas próprio. Recentemente, rumores apontaram que a Apple poderia lançar algo nesse sentido com iPhones, mas nada foi anunciado oficialmente por enquanto.