Uma versão modificada do WhatsApp distribui um malware capaz de roubar dinheiro, informações e a conta dos usuários. Trata-se do aplicativo YoWhatsApp, que promete trazer funções extras ao mensageiro.
Disponível para download fora das lojas oficial da Apple e do Google, o YoWhatsApp promete tornar o WhatsApp melhor, com recursos como mais emojis, envio de arquivos maiores, visualização de mensagens apagadas, ocultação do status e mais.
Além dessas funções, o aplicativo carrega consigo um malware capaz de invadir o smartphone da vítima. De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky, esse vírus é capaz de roubar informações da vítima e cadastrá-la em assinaturas pagas, roubando dinheiro.
O malware ainda consegue roubar as credenciais do WhatsApp do usuário, acessando sua conta e pedindo dinheiro para amigos e familiares.
Segundo a Kaspersky, não é seguro baixar qualquer aplicativo que prometa modificações no WhatsApp. Isso porque esses apps precisam do acesso completo ao mensageiro para funcionar, mas geralmente não seguem protocolos de segurança.
Além disso, para se proteger de golpes como esse, é indicado não baixar aplicativos fora das lojas oficiais - Google Play Store no Android e App Store no iOS. Também é recomendado manter um bom antivírus instalado e atualizado no seu celular - conheça opções gratuitas para Android .