O TikTok admitiu que alguns de seus funcionários têm acesso a uma ferramenta que faz com que vídeos escolhidos por eles sejam impulsionados dentro da plataforma, de acordo com reportagem da Forbes.
O botão é chamado de "Heating" ("aquecimento", em tradução literal), e permite que os funcionários escolham vídeos para aparecerem na aba "For You", sendo recomendados aos usuários.
Apesar de bastante utilizado internamente, o "Heating" não é exposto de forma transparente aos usuários, já que o TikTok afirma que o feed é produzido apenas por um algoritmo, indicando tendências na plataforma e vídeos relacionados ao gosto de cada usuário.
Na prática, porém, vídeos com interesse comercial para o TikTok são inseridos no feed de forma manipulada. De acordo com reportagem da Forbes, o "Heating" é muito usado para forçar a viralização de pessoas e marcas com as quais o TikTok quer formar parcerias, fazendo com que elas creiam que é fácil ter muitas visualizações organicamente no aplicativo.
De acordo com documentos obtidos pela Fobes, cerca de 1% a 2% dos vídeos encontrados na aba "For You" foram impulsionados por funcionários do TikTok. Ao admitir a existência do botão, porém, Jamie Favazza, porta-voz do TikTok, disse que a taxa é de 0,002%. "Promovemos alguns vídeos para ajudar a diversificar a experiência de conteúdo e apresentar celebridades e criadores emergentes à comunidade TikTok", justificou o porta-voz.
Funcionários do TikTok afirmaram à Forbes que, além de utilizar o botão para fins comerciais, a plataforma também coloca muito poder nas mãos dos funcionários que têm acesso ao "Heating", que não recebem orientação e supervisão suficientes. Há registros de casos em que empregados usaram o botão para promover suas próprias contas ou as contas de pessoas com quem tinham algum tipo de relacionamento.