O Google liberou o Bard
, sua inteligência artificial concorrente do ChatGPT, para usuários do Gmail e do Docs. Por enquanto, a novidade só pode ser usada nos Estados Unidos e por contas empresariais ou educacionais de pessoas acima de 18 anos.
É a primeira vez que usuários podem testar o Bard de forma agregada aos aplicativos do Google. A ideia é que, no futuro, a inteligência artificial também esteja ligada a outros serviços, como Meet, Planilhas, Chat e Apresentações.
No Gmail, o Bard ajuda os usuários a escreverem emails, permitindo escolhas de estilo e tom. O usuário pode escrever uma mensagem e pedir para a inteligência artificial torná-la mais curta, elaborada ou formal, por exemplo.
Já no Docs, o Bard pode ajudar os usuários a escreverem textos completos ou a resumirem documentos. Também há diversas opções de refino e estilo de escrita.
Apesar de mais inicial, a novidade do Google se assemelha ao recém-lançado Copilot, da Microsoft . O sistema concorrente usa inteligência artificial para automatizar tarefas no Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams, executando tarefas como fazer resumos, montar apresentações e até analisar planilhas.