Depois de pedir para outras empresas pararem experimentos de inteligência artificial
(IA), Elon Musk anunciou que está trabalhando em uma alternativa ao ChatGPT
, que se chamaraia TruthGPT (ou 'VerdadeGPT', em tradução literal).
Em entrevista à Fox News, Musk disse que está trabalhando em uma inteligência artificial que evitará a destruição da humanidade.
"Vou começar algo que chamo de TruthGPT ou uma IA máxima de busca da verdade que tenta entender a natureza do universo. E acho que esse pode ser o melhor caminho para a segurança, no sentido de que uma IA que se preocupa em entender o universo provavelmente não aniquilará os humanos, porque somos uma parte interessante do universo", disse Musk.
Na entrevista, o empresário classificou o TruthGPT como uma correção do ChatGPT. A OpenAI, empresa criadora do ChatGPT, teve Musk como um de seus fundadores e, inicialmente, não tinha fins lucrativos. Recentemente, o bilionário tem criticado a companhia por deixar com que os incentivos de lucro falem mais alto do que a ética em inteligência artificial.
Musk, que é um dos homens mais ricos do mundo e visa lucro em todos os seus empreendimentos, afirma que o TruthGPT terá mais transparência e ética do que a concorrência.
Por enquanto, o bilionário não revelou se o TruthGPT já está sendo desenvolvido. Em março, ele discretamente fundou uma empresa de inteligência artificial chamada X.AI.