A Meta anunciou nesta terça-feira (22) que está liberando o feed cronológico no Reels e nos Stories, tanto no Instagram quanto no Facebook, para usuários da União Europeia. A medida faz parte de uma série de ações da empresa para cumprir uma nova lei europeia.
Agora, usuários residentes no bloco poderão escolher não utilizar o algoritmo das redes sociais , podendo ver Reels e Stories apenas de contas que seguem e em ordem cronológica, da publicação mais recente à mais antiga. No resto do mundo, é possível ver o feed geral em ordem cronológica ao selecionar a opção "Seguindo", o que também muda a ordem dos Stories. Globalmente, porém, não existe um feed cronológico para os Reels e nem um botão específico para os Stories.
Outra novidade que chega apenas à União Europeia é a possibilidade de usuários encontrarem, na aba de pesquisa, apenas resultados com base nas palavras inseridas, e não personalizados especificamente para eles com base em suas atividades anteriores e interesses pessoais.
As mudanças da Meta chegam para cumprir a Lei de Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês) da União Europeia. "Temos trabalhado arduamente desde que a DSA entrou em vigor em novembro passado para responder a essas novas regras e adaptar os sistemas e processos de segurança e integridade existentes que temos em vigor em muitas das áreas reguladas pela DSA", afirmou Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta, em uma publicação no blog da empresa.
Uma das exigências da DSA é que as plataformas digitais com mais de 45 milhões de usuários (que é o caso tanto do Facebook quanto do Instagram) ofereçam aos usuários a possibilidade de não receberam recomendações personalizadas.
As recomendações personalizadas fazem parte do modelo de negócios das gigantes de tecnologia. Ao utilizar algoritmos para recomendar conteúdos que têm relação com os gostos de cada usuário, as redes sociais conseguem manter as pessoas por mais tempo nas plataformas, o que permite que elas vejam mais anúncios, gerando mais lucro às empresas.
Por isso, é bastante provável que a Meta não amplie esses recursos a outras regiões além da União Europeia, a não ser que novas leis locais indiquem que a empresa deva fazer isso.
Como funciona no Brasil
Globalmente, inclusive no Brasil, os usuários do Instagram têm a possibilidade de verem três feeds diferentes. O padrão, chamado de "Para você", mostra publicações de pessoas que o usuário segue e também de outras contas, classificadas por ordem de interesse: quanto mais o algoritmo entender que um usuário vai gostar de determinada publicação, mais para cima ela aparece. Saiba mais sobre o funcionamento do algoritmo do Instagram.
Outra opção de feed é o "Seguindo", que mostra apenas pessoas que o usuário segue em ordem cronológica, da publicação mais recente à mais antiga. Esse feed modifica também a ordem dos Stories.
Já a opção "Favoritos" mostra apenas publicações de contas que o usuário classificou como favoritas, ou seja, é um feed personalizado no qual a pessoa vê apenas as publicações de perfis selecionados por ela.