O WhatsApp está desenvolvendo suporte para a interoperabilidade entre aplicativos mensageiros. A novidade foi descoberta pelo site especializado WABetaInfo, que encontrou o recurso na versão beta (de testes) do WhatsApp para Android.
Por enquanto, a ferramenta não está disponível para testes e nem é possível visualizar sua interface, já que o WABetaInfo encontrou apenas uma tela chamada "bate-papos de terceiros". Isso revela que o desenvolvimento da novidade ainda está em estágios bastante iniciais.
O recurso deve chegar ao WhatsApp para cumprir a nova Lei de Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) da União Europeia (UE). A lei obriga que grandes empresas de tecnologia sigam uma série de regras para garantir a livre concorrência. Na última semana, a UE classificou a Meta, dona do WhatsApp como uma dessas grandes empresas.
Dentre as regras, está a obrigatoriedade de mensageiros permitirem a interoperabilidade, ou seja, que pessoas usando serviços diferentes consigam se comunicar. As plataformas têm até março de 2024 para se adequarem a essa exigência da DMA.
Outras regras determinam, por exemplo, que as gigantes de tecnologia permitam que usuários excluam aplicativos pré-instalados e comprem em lojas de aplicativos alternativas.