A Apple liberou nesta terça-feira (19) o recurso Tap to Pay no Brasil, que permite que o iPhone seja transformado em uma maquininha de pagamentos. O recurso, que já existia no Android, usa NFC para realizar pagamentos por aproximação.
Com a novidade, os iPhones podem receber transações de outros iPhones ou Apple Watches, através do Apple Pay, de cartões de crédito e débito por aproximação e de outras carteiras digitais. Para funcionar, é necessário que a instituição financeira tenha um aplicativo para iOS.
Neste lançamento, a Apple anunciou que a CloudWalk é a primeira parceira a oferecer o Tap to Pay no Brasil. Em breve, outras plataformas de pagamento, incluindo Granito, Nubank, Stone e SumUp, estarão disponíveis, diz a Apple.
Para usar o iPhone como maquininha de cartão, é necessário que o modelo seja um iPhone XS ou posterior e rode a versão mais atualizada do sistema operacional da Apple, o iOS 17.
Segundo a empresa, todas as transações realizadas pelo Tap to Pay são criptografadas. "Assim como já acontece com o Apple Pay, a Apple não sabe o que está sendo comprado nem por quem", diz a empresa.