Uma caixa de som que faz a festa toda. Essa é a XT-990T, da Polyvox, que testei nas últimas semanas. Com bastante potência e painel de LED, o dispositivo é o suficiente para dar conta de animar o ambiente. A seguir, te conto minha experiência com o aparelho.
Primeiras impressões
A caixa de som tem 2.000 W de potência e vem equipada com dois woofers de 10 polegadas cada, tweeters de três polegadas e médios de três polegadas. O gabinete é de madeira e a conexão é via Bluetooth 5.1.
Apesar de ser grandalhona (são 88,5 centímetros de altura, 36 cm de largura e 35 cm de profundida), a caixa de som não é tão pesada, facilitando a movimentação.
Minha primeira impressão ao ligar a caixa foi que ela é bastante fácil de mexer e intuitiva. Ao conectá-la ao celular, é possível controlar o som e as luzes através do aplicativo próprio da Polyvox.
O aplicativo é bem básico e tem uma interface com cara de antiga, mas é funcional. Nele, dá para controlar graves e agudos das músicas, utilizar a rádio e controlar as luzes do painel de LED da caixa de som, entre outras funções.
Para quem prefere, também dá para controlar o aparelho pelos botões que ficam no topo da caixa e fornecem os mesmos recursos controláveis pelo smartphone. Na parte superior, também dá para conectar microfone, instrumentos musicais e dispositivos USB.
Potente e iluminada, mas nem tanto
Outra coisa que chama a atenção na Polyvox XT-990T é a qualidade e potência do som. As músicas podem ser reproduzidas em altura bastante elevada sem perder a qualidade.
Um dos recursos que mais me agradou foi o botão X-Bass, que reforça os graves das músicas, em uma equalização que vem pronta. A depender do estilo musical tocado, o recurso fica bastante interessante, atingindo aquele grave que quase faz o chão da festa tremer.
E, por falar em festa, a Polyvox promete que a XT-990T tem um "show de luzes e cores capaz de transformar qualquer ambiente em uma balada". Embora o painel de LED seja bastante interessante, não é bem assim.
As luzes da caixa de som são bem legais, mas não tem tanto alcance. Então, sim, o aparelho dá conta de uma festa em termos de som, mas não espere que as luzes vão iluminar todo o ambiente.
Apesar disso, os diversos modos de luzes (que podem ser controlados pelo aplicativo ou pelos botões no topo da caixa) são bastante divertidos. No total, são 12 modos, além da possibilidade de alternar entre cores - o meu preferido foi o modo Music, no qual as luzes acompanham o ritmo da música. Confira algumas opções:
Outra possibilidade que esse dispositivo oferece é a tecnologia TWS, que permite que duas caixas sejam pareadas para ter a separação do som. Assim, uma caixa passa a ter a função do canal esquerdo e a outra do canal direito. Essa tecnologia pode ser usada tanto em festas e eventos como dentro de casa, como um Home Theather. Como testei apenas uma caixa, não puder avaliar essa funcionalidade.
Caixa de som Polyvox XT-990T: vale a pena?
Depois de usar e testar essa caixa de som, eu diria que, sim, ela vale a pena se você estiver, de fato, procurando um aparelho para usar em festas e eventos. A qualidade e potência do som são muito boas, e as luzes divertidas são um ponto positivo adicional, mesmo não sendo tão fortes.
A caixa, porém, é grande e custa R$ 1,8 mil no site oficial da Polyvox. Para quem não organiza festas e eventos com tanta frequência e tem pouco espaço para guardar o aparelho, talvez ele não seja a melhor opção. Nesse caso, opções mais compactas - e baratas - podem agradar mais.