Conheça mitos e verdades sobre a bateria do celular
Unsplash/Tyler Lastovich
Conheça mitos e verdades sobre a bateria do celular

Você já deve ter ouvido que é preciso esperar a bateria chegar em 0% para recarregá-la, ou que não se pode deixar o celular na tomada depois de atingir 100% de carga. Ambas as afirmações, porém, são mitos.

Por outro lado, é verdade que carregadores não oficiais podem fazer um smartphone explodir, por exemplo. A seguir, conheça 7 mitos e verdades sobre a bateria do seu celular.

1. Bateria pode viciar? Mito!

Antigamente, as baterias de smartphones eram feitas de níquel cádmio, e podiam registrar o chamado "efeito memória", que fazia com que o desempenho das baterias caísse de forma drástica.

Hoje, elas são feitas de íons de lítio e não podem mais viciar. Isso não significa, porém, que as bateria não perdem autonomia com o passar do tempo, já que isso ainda pode acontecer.

2. Posso deixar o celular carregando durante a noite? Verdade!

As baterias usadas em smartphones conseguem identificar quando a carga está completa, interrompendo automaticamente o carregamento sem danificar o celular. Isso significa que não há problema algum em deixar o smartphone carregando durante a noite ou esquecê-lo na tomada, já que ele não ultrapassará 100% de carregamento.

3. É preciso esperar a bateria chegar em 0% para recarregá-la? Mito!

Atualmente, as baterias de celulares são projetadas para serem recarregadas a qualquer momento, e não há prejuízo a elas se isso for feito antes da carga estar zerada.

4. Usar o celular enquanto ele está na tomada atrasa o carregamento? Verdade!

Se você estiver usando o celular enquanto ele está na tomada, o carregamento vai demorar mais, já que a energia estará sendo consumida. É por isso também que é verdade que recarregar o celular em modo avião faz com que a carga fique completa mais rapidamente, já que o smartphone não estará gastando energia para receber e enviar informações.

5. Carregador de outra marca estraga a bateria? Depende!

Utilizar carregadores não oficiais pode não apenas estragar a bateria do celular como também ser perigoso, com risco de explosões. Mas isso não significa que só o carregador da marca do celular pode ser usado, já que existem fabricantes que vendem carregadores que passaram por testes de segurança e foram homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Por isso, antes de comprar um carregador, é necessário verificar sua certificação.

6. Recarregar o celular no notebook estraga a bateria? Mito!

Essa ação não prejudica a bateria, mas o carregamento será bem mais lento do que o convencional.

7. Trocar a bateria do celular dá a ele uma nova vida? Verdade!

Embora as baterias atuais sejam mais tecnológicas e não tenham alguns efeitos negativos que as antigas tinham, elas ainda se deterioram ao longo do tempo. Quando isso acontece, o celular dá alguns sinais de que é hora de trocar o componente.  Clique aqui para saber mais sobre quando substituir a bateria do smartphone.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!