A medida começa a valer a partir do dia 1º de dezembro de 2023
André Lourenti Magalhães
A medida começa a valer a partir do dia 1º de dezembro de 2023

Google informou que a partir do dia 1º de dezembro de 2023, todas as contas que estiverem inativas serão excluídas com todas as informações contendo nelas. As contas que serão afetas são as que não foram acessadas nos últimos dois anos.

Com a exclusão do perfil, todos os conteúdos que estão vinculados às plataformas da empresa também serão excluídos. Isso inclui arquivos salvos no  Drive e no Google Suits, além de informações da Agenda e do Meet. Além disso, as fotos salvas no Google Fotos também serão automaticamente excluídas.

As contas inativas que serão excluídas são apenas as pessoais, não afetando os cadastros feitos por empresas, escolas ou outras organizações. As principais contas que serão excluídas são as que foram criadas, mas que nunca foram usadas, sendo elas os primeiros cortes.

Além disso, contas que possuem algum tipo de assinatura — como, por exemplo, YouTube Premium — configurada também não serão excluídas. 

Para evitar a exclusão das contas, algumas coisas podem ser feitas. O usuário deverá entrar e realizar ao menos uma das seguintes atividades:

  • Usar o Google Drive;
  • Usar a PlayStore para baixar algum aplicativo;
  • Usar o recurso "Fazer login com o Google" em um app ou serviço de terceiros;
  • Fazer uma pesquisa no Google com a conta logada;
  • Ler ou enviar um e-mail;
  • Assistir a um vídeo no YouTube logado na conta;
  • Compartilhar uma foto.

O objetivo da exclusão é poder certificar uma maior segurança aos usuários, uma vez que com o alto número de contas inativas, as senhas desses cadastros podem conter senhas que podem aparecer em vazamento de dados, além de não contarem com proteção da autenticação de dois fatores.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!