Dona do ChatGPT passou por crise
Unsplash/Rolf van Root
Dona do ChatGPT passou por crise

Sam Altman voltará a ser CEO da OpenAI, empresa criadora do ChatGPT , depois de uma confusão nos últimos dias. O ex-presidente Greg Brockman, que havia renunciado em oposição à demissão de Altman , também retornará à empresa.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (22), a OpenAI afirma que houve um acordo para que Altman voltasse como CEO, o que inclui a formação de um novo conselho de administração composto por Bret Taylor, Larry Summers e Adam D'Angelo - este último é remanescente do conselho anterior.

De acordo com fontes ouvidas pelo site especializado The Verge, a função do novo conselho será nomear um conselho ampliado de até nove pessoas para redefinir a governança da OpenAI. O próprio Altman e a Microsoft, que investe fortemente na OpenAI, devem ter assentos nesse novo conselho.

A Microsoft já anunciou anteriormente investimentos de bilhões de dólares na OpenAI, e as empresas trabalham diretamente em produtos, como na inclusão do ChatGPT no Bing.

A volta de Altman e o acordo pelo fim do conselho anterior vem após dias de confusão na empresa. Relembre:

  • Na sexta-feira (17), Sam Altman foi demitido do cargo de CEO da OpenAI pelo conselho administrativo, que citou supostos problemas de comunicação dela com as demais lideranças da empresa;
  • Na segunda-feira (20), a Microsoft anunciou a contratação de Altman para chefiar uma nova área de inteligência artificial da empresa, dando a ele o título de CEO da nova divisão. Brockman, que renunciou em protesto à demissão de Altman, também foi contratato pela Microsoft;
  • Ainda na segunda-feira, funcionários da OpenAI enviaram uma carta ao conselho da OpenAI ameaçando uma demissão em massa se Altman não regressasse à empresa e se o conselho não renunciasse. Mais de 650 funcionários assinaram a carta - a empresa tem cerca de 770 funcionários no total. Na carta, a equipe afirmava que migraria para a Microsoft se os pedidos não fossem acatados.

Através do Twitter, Altman disse nesta quarta-feira que tudo o que fez foi para manter a equipe e a missão da OpenAI unidas. "Adoro a OpenAI, e tudo o que fiz nos últimos dias serviu para manter esta equipe e sua missão unidas. "uando decidi ingressar na Microsoft no domingo à noite, ficou claro que esse era o melhor caminho para mim e para a equipe. Com a nova diretoria e o apoio de Satya [Nadella, diretor executivo da Microsoft], estou ansioso para retornar à OpenAI e desenvolver nossa forte parceria com a Microsoft", escreveu.

Nadella também usou a rede social para afirmar que a volta de Altman e Brockman à OpenAI foi uma decisão conversada com a Microsoft. "Estamos encorajados com as mudanças no quadro da OpenAI. Acreditamos que este é um primeiro passo essencial no caminho para uma governação mais estável, bem informada e eficaz. Sam, Greg e eu conversamos e concordamos que eles têm um papel fundamental a desempenhar junto com a equipe de liderança da OpenAI para garantir que a OpenAI continue a prosperar e a desenvolver sua missão. Estamos ansiosos para desenvolver a nossa forte parceria e entregar o valor desta próxima geração de IA aos nossos clientes e parceiros", disse.

Brockman, por sua vez, agradeceu o "apoio inabalável" da Microsoft "durante este capítulo difícil". Ele ainda publicou uma foto com a equipe da OpenAI e acrescentou: "Estamos muito de volta".


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!