A Meta irá encerrar neste mês a conexão entre as mensagens diretas (DMs, na sigla em inglês) do Instagram e o Facebook Messenger. A mudança aparece em uma página de suporte do Instagram.
De acordo com a empresa, o recurso será encerrado "a partir de meados de dezembro de 2023". As conversas cruzadas entre contas do Facebook e do Instagram eram possíveis desde 2020, quando a integração foi lançada.
Após o encerramento da comunicação entre os aplicativos, os usuários não poderão:
- Iniciar novas conversas ou ligações com contas do Facebook no Instagram - e vice-versa;
- Enviar novas mensagens em bate-papos existentes entre contas de plataformas diferentes. Essas conversas estarão disponíveis apenas para leitura;
- Ver o status online de uma pessoa que está logada na outra rede social ou se saber se ela visualizou uma mensagem;
- Ter acesso e continuar conversando em bate-papos anteriores em outra plataforma, já que as conversas de uma conta do Instagram com outras do Facebook não serão transferidas para a caixa de entrada no Facebook ou no Messenger - e vice-versa.
A Meta não informou o motivo da mudança, mas é possível que a empresa esteja desconectando os aplicativos para se preparar para mudanças nas leis europeias.
A Lei de Mercados Digitais (DMA, na sigla em inglês) da União Europeia exige a interoperabilidade entre mensageiros, mesmo que sejam de empresas diferentes. É possível, portanto, que a Meta esteja trabalhando nessa integração maior para atender às demandas dos reguladores.