Fechadura inteligente é prática e moderna
Divulgação/Positivo
Fechadura inteligente é prática e moderna

Deixar de usar a chave para abrir a porta nunca foi algo que me pareceu prioritário, mas usar uma fechadura inteligente foi um caminho sem volta. A solução moderna, segura e prática agradou a mim e a todos que vivem aqui em casa.

Testei a Smart Fechadura Wi-Fi de Embutir, da Positivo Casa Inteligente, e te conto nas próximas linhas todas as minhas impressões sobre o dispositivo.

Fechadura inteligente: instalação

A fechadura da Positivo é bastante completa e vem com tudo o que é preciso para fazer a instalação - até as pilhas. A fabricante também disponibiliza  tutoriais em vídeo que ensinam detalhadamente como instalar o dispositivo.

Apesar de parecer simples, a instalação exige ferramentas e um bocado de conhecimento técnico, então optei por contratar uma pessoa especializada e paguei R$ 300 pelo serviço. Se você também optar por não colocar a mão na massa, é interessante pesquisar preços na sua região e considerar um valor extra na hora de adquirir a fechadura.

Depois de instalada, a parte tecnológica é bastante intuitiva e fácil. Para cadastrar tags, senhas e digitais, é só seguir alguns comandos que vêm explicados no manual de instruções. Além disso, o aplicativo da Positivo, que permite o controle da fechadura à distância, é bem fácil de mexer e de cadastrar novos dispositivos.

Parte interna da fechadura
Dimítria Coutinho/Portal iG
Parte interna da fechadura

Além de abrir a porta à distância, através do aplicativo também é possível estabelecer rotinas envolvendo  outros dispositivos inteligentes cadastrados - um exemplo é acender automaticamente a lâmpada toda vez que a porta é aberta.

O dia a dia com a fechadura inteligente

Depois de instalar a fechadura e cadastrar as senhas e tags, o dia a dia com a fechadura é bastante prático e seguro. A bateria, que funciona através de quatro pilhas AA, dura até sete meses, segundo a Positivo, por conta de um sistema que ativa automaticamente o stand-by quando a fechadura não está sendo utilizada.

Pilhas ficam na parte interna da fechadura, e podem ser acessadas abrindo tampa
Dimítria Coutinho/Portal iG
Pilhas ficam na parte interna da fechadura, e podem ser acessadas abrindo tampa

O nível de bateria pode ser visto no aplicativo, mas se por acaso ela acabar sem o usuário perceber, existe uma entrada micro USB de emergência do lado de fora da porta, permitindo o carregamento para que a fechadura seja destrancada.

No total, existem cinco formas de abrir a Smart Fechadura Wi-Fi de Embutir:

  • Com senha: é possível cadastrar até 99 senhas, incluindo senhas temporárias e senhas permanentes;
  • Com digital: é possível cadastrar até 99 biometrias;
  • Tags: dá para cadastrar até 99 tags, mas apenas três vêm incluídas na embalagem;
  • Remotamente: a partir de um código digitado no visor da fechadura, qualquer visitante pode enviar uma notificação para o celular do dono da fechadura, que pode aceitar, ou não, a abertura remota;
  • Com chave ou senha mestra : para maior segurança e para contornar eventuais problemas, também é possível abrir a porta com uma senha mestra ou com uma chave física.

Aqui em casa, todos optamos por usar a impressão digital, que pareceu a opção mais prática. Quando a biometria falha - o que é raro -, usamos senhas permanentes próprias. Com as senhas e as digitais, dá para ver no aplicativo quem abriu a fechadura e em qual horário.

Uma das formas de abrir a porta é utilizando impressão digital
Dimítria Coutinho/Portal iG
Uma das formas de abrir a porta é utilizando impressão digital

Para quem quer usar a fechadura para fins comerciais, como em casas de aluguel para temporadas, por exemplo, as outras formas de abrir a fechadura são bastante práticas. O destravamento remoto e as senhas temporárias são boas opções. No caso das senhas temporárias, dá para criar versões que duram por um determinado período de tempo ou senhas de utilização única, que duram apenas seis horas.

Em termos de segurança, a porta fecha automaticamente após alguns segundos. Além disso, uma trava mecânica que pode ser acionada por dentro permite que a porta fique trancada, impedindo o acesso até de quem tem senhas ou digitais cadastradas.

Smart Fechadura Wi-Fi de Embutir: vale a pena?

Sim. A fechadura é muito prática, segura e moderna, além de ter um design bonito. No dia a dia, ela funciona perfeitamente. 

A única ressalva que eu faria quanto ao dispositivo, que custa cerca de R$ 900, é a respeito da instalação. A dica que eu reforçaria é: se você, assim como eu, não quer arriscar mexer na porta sem ter conhecimento técnico, já considere o gasto de um valor extra antes de adquirir a fechadura inteligente. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!