A Neuralink, empresa do bilionário Elon Musk, realizou o primeiro implante de um chip cerebral em um ser humano na história, segundo o anúncio feito pelo próprio Musk através do X (antigo Twitter) - que também foi comprado pelo empresário - na noite de segunda-feira (29).
Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla inglês) autorizou a realização de estudos com implantes cerebrais em humanos mo mês de maio de 2023. Em setembro do mesmo ano, a Neuralink abriu inscrições para voluntários com paralisia decorrente de lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica.
"Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo", afirmou.
Batizado de “Telepathy” (telepatia, em Português), o objetivo do dispositivo é permitir que seres humanos controlem equipamentos eletrônicos (computadores e celulares, por exemplo) apenas com o pensamento.
De acordo com Musk, o paciente que recebeu o primeiro implante está se recuperando bem e os resultados iniciais mostram uma “detecção promissora de picos de neurônios”.
Em seu site oficial, a Neuralink afirma que o chip trata-se de uma “interface cérebro-computador” que é “totalmente implantável”, invisível para fins estéticos e “projetada para permitir que você controle um computador ou dispositivo móvel em qualquer lugar”.
“Os fios do nosso implante são tão finos que não podem ser inseridos pela mão humana. Nosso robô cirúrgico foi projetado para inserir esses fios de maneira confiável e eficiente exatamente onde eles precisam estar”, diz a empresa.