A Itália aplicou uma multa de 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 54,4 milhões) à rede social chinesa TikTok, pela falta de controle de conteúdo direcionados a "menores e vulneráveis".
“A empresa não implementou mecanismos adequados para monitorar o conteúdo publicado na plataforma, especialmente aqueles que podem ameaçar a segurança dos menores e pessoas vulneráveis”, diz em comunicado a Autoridade Garante da Concorrência e do Mercado (AGCM) da Itália.
A autoridade disse ainda que “esses conteúdos são sistematicamente recomendados aos usuários graças ao seu algoritmo de avaliação de perfis, o que estimula um uso cada vez maior da rede social”.
Ainda, a multa foi imposta a três unidades do grupo chinês Bytedance: TikTok Technology, da Irlanda; TikTok Information Technologies UK e TikTok Itália.
Segundo a AGCM, o TikTok não cumpriu totalmente as diretrizes que havia anunciado para garantir que o aplicativo fosse um ambiente seguro.
“As diretrizes são aplicadas sem considerar adequadamente as vulnerabilidades dos adolescentes, caracterizadas por mecanismos cognitivos particulares dos quais decorrem, por exemplo, a dificuldade de distinguir realidade de ficção e a tendência de imitar comportamentos grupais”, comunicou a autoridade.
Para ela, os conteúdos “potencialmente perigosos” são impulsionados pelo sistema de recomendação do aplicativo.
O TikTok é bastante popular no mundo todo. Recentemente, um projeto que pode banir o aplicativo foi aprovado pela Câmara dos Representantes nos Estados Unidos.
A empresa respondeu o órgão italiano, afirmando que "discorda" da decisão do e que o "conteúdo ligado à chamada 'cicatriz francesa' registrava uma média diária de apenas 100 buscas por dia na Itália antes que a AGCM anunciasse o início das investigações, no ano passado".
"Há tempos reduzimos a visibilidade de tais conteúdos aos usuários de idade inferior a 18 anos, excluindo inclusive da página 'Para você'", acrescentou o TikTok.