Governo dos EUA processou a Apple por monopólio com seus iPhones
Victor Carvalho
Governo dos EUA processou a Apple por monopólio com seus iPhones

governo dos Estados Unidos decidiu processar a Apple , nesta quinta-feira (21), alegando que a empresa monopolizou o mercado de smartphones . A ação foi movida pelo Departamento de Justiça dos EUA e mais 15 estados norte-americanos. 

De acordo com o governo estadunidense, a Apple está sufocando a concorrência e impondo custos elevados aos consumidores com seus iPhones. "Os consumidores não deveriam ter que pagar preços mais altos porque as empresas violam as leis antitruste", disse o procurador-geral Merrick Garland em uma declaração depois de apresentar o caso a um tribunal federal de Nova Jersey.

"Se a situação não mudar, a Apple continuará fortalecendo o seu monopólio sobre os smartphones", acrescentou o procurador-geral. Anteriormente, vale lembrar, o governo dos EUA também já havia processado outras grandes empresas pelo mesmo motivo, como Google, Meta e Amazon.


No documento, o governo dos EUA afirma que "todas as decisões adotadas pela Apple estabeleceram e reforçaram as defesas que protegem seu monopólio no campo dos smartphones". Assim, a Apple prejudicou "aos usuários, os desenvolvedores e outras partes que contribuíram para fazer do iPhone o que é hoje". 

Como resposta, a Apple alertou para uma "perigosa" intervenção governamental nos Estados Unidos. Se for bem-sucedida, esta ação judicial poder "apresentar um precedente perigoso, dando poder ao governo para incidir fortemente sobre o design da tecnologia que as pessoas utilizam", afirmou o grupo em uma declaração. 

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!