Desde que Joe Biden sancionou a lei, na quarta-feira (24), que que ameaça banir o TikTok nos EUA, a menos que sua controladora chinesa, ByteDance, venda sua operação no país para uma empresa estadunidense, o aplicativo tem 270 dias, prorrogáveis por mais 90, para fechar negócio com um comprador.
O TikTok planeja contestar a lei na Justiça, mas se não tiver sucesso , a rede social terá 170 milhões a menos de usuários, o equivalente a parte da população americana que usa a ferramenta.
Possíveis compradores
Uma negociação do porte como a que envolve o TikTok nos Estados Unidos demanda compradores com um grande poder de compra. Analisando o mercado, são poucas as empresas com capacidade de fazer uma oferta competitiva.
Outro ponto importante é a lei antitruste dos Estados Unidos, que tenta barrar grandes empresas de um mesmo segmento de se unirem, para manter o equilíbrio e competição do mercado.
Big techs como Meta e Google enfrantam processos judiciais a respeito do asunto.
Recém-saída vitoriosa de um processo também sobre antitruste, a Microsoft aparece como a mais viável entre as empresas de tecnologia a ter uma oportunidade renovada de fechar um acordo com o TikTok.
Embora a Microsoft seja dona do LinkedIn, rede social voltada para profissionais, ela não possui um aplicativo como o TikTok em seus serviços.
A empresa foi uma das poucas a tentar comprar o TikTok em 2020, quando o presidente Donald Trump pressionou pela primeira vez a venda. As negociações também envolveram o Walmart, que na época disse estar firmando parceria com a empresa de tecnologia em um possível acordo.