IA Generativa: como ela afetará futuros empregos e fluxos de trabalho?
FreePik
IA Generativa: como ela afetará futuros empregos e fluxos de trabalho?


Inteligência Artificial Generativa (gen IA) pode representar um divisor de águas, capaz de potencializar a capacidade das pessoas, desde que os líderes adotem uma visão holística de suas possibilidades e ponderem profundamente sobre as ramificações para suas organizações.

Esse é o sentimento amplamente compartilhado entre inúmeros executivos em escala global, à medida que a IA Generativa ganha velocidade e relevância no mundo dos negócios. Essa tecnologia, que se tornou acessível e onipresente, promete um impacto de grande magnitude nas organizações e na economia nos próximos anos.

Principais Reflexões:

- Conversa com Especialistas: Como falar com confiança ao ser desafiado
- O Potencial Econômico da IA Generativa: A próxima fronteira da produtividade
- IA Generativa: Como ela afetará futuros empregos e fluxos de trabalho?
- Diferenciando colaboradores destrutivos de construtores de valor

A gen IA está democratizando o acesso a todos, exigindo pouco ou nenhum treinamento formal ou conhecimento técnico. Já está sendo integrada em ferramentas do dia a dia, como correio eletrônico, aplicativos de processamento de texto e softwares de reunião. Isso, por sua vez, sinaliza uma transformação radical na maneira como as pessoas desempenham suas atividades. Com base em pesquisas da McKinsey, estima-se que a gen IA poderá automatizar até 70% das tarefas comerciais em quase todas as áreas de atuação até 2030, acrescentando trilhões de dólares ao produto interno bruto global.

No entanto, tecnólogos reforçam constantemente que a gen IA está apenas começando a mostrar seu potencial, e esta tecnologia inteligente está destinada a se tornar ainda mais sofisticada. Aqueles que não aprenderem a trabalhar em harmonia com ela correm o risco de ficar para trás.


Diante desse cenário desafiador, como as organizações podem ir além do mero acompanhamento das tendências? Que estratégias, estruturas e abordagens de gestão de talentos os líderes de negócios precisarão adotar para preparar suas organizações para um futuro impulsionado pela gen IA? Essas são algumas das questões cruciais que exploraremos neste artigo.

A situação está em constante evolução, e, francamente, não existe uma abordagem única e universal para uma implantação bem-sucedida da gen IA na organização. Tudo dependerá do contexto de negócios.

Para começar, os líderes empresariais precisarão adotar uma visão abrangente sobre como a integração da gen IA pode impactar as operações diárias, especialmente no que diz respeito às pessoas envolvidas. Os colaboradores e gerentes deverão desenvolver uma compreensão clara das capacidades e limitações da IA e como a utilização da tecnologia se alinha com os objetivos estratégicos da organização.

Dado o potencial da gen IA para acelerar a automação, os líderes mais experientes poderão combater as apreensões dos funcionários relacionadas à "substituição e perda" com uma narrativa que destaque o potencial da gen IA para "ampliação e aprimoramento" e sua capacidade de melhorar significativamente a experiência dos colaboradores. Imagine, por exemplo, um cenário com menos reuniões e mais tempo disponível para reflexão.

Assim, a tarefa fundamental dos líderes sêniores será a desmistificação da tecnologia para os demais membros da organização. Isso requererá uma análise aprofundada das implicações estratégicas da gen IA, avaliando os riscos e as oportunidades para diferentes setores e modelos de negócios. À medida que os líderes estabelecem uma narrativa convincente para a adoção da gen IA, também precisarão identificar dois ou três aplicativos de alto impacto para exploração, envolvendo os colaboradores em uma jornada de criação de valor.

Isso permitirá que iniciativas de teste piloto com gen IA evoluam rapidamente para se tornar parte integrante dos processos "comuns" da empresa. Além disso, os líderes sêniores deverão comprometer-se com o desenvolvimento das funções, habilidades e competências necessárias, tanto no presente quanto no futuro, a fim de testar e aprender continuamente com a gen IA, mantendo uma vantagem competitiva sólida em relação aos concorrentes.

Neste contexto em constante mutação, a chave para o sucesso reside na compreensão da gen IA não apenas como uma ferramenta tecnológica, mas como um catalisador para aprimorar a experiência do colaborador e impulsionar a inovação. Ao fazê-lo, as organizações poderão se posicionar não apenas para acompanhar o ritmo das mudanças, mas para liderar a revolução da gen IA com confiança e determinação.

Espero que você tenha sido impactado e profundamente motivado pelo artigo!

Quero muito te ouvir e conhecer a sua opinião! Me escreva no e-mail: [email protected]
Até nosso próximo encontro!

Muzy Jorge, MSc.

Preparado para desvendar o potencial extraordinário da Inteligência Artificial em sua organização?
Entre em contato conosco e vamos explorar juntos como podemos ser seu parceiro na jornada de incorporar as tecnologias exponenciais em seus processos e estratégias corporativas, através da capacitação dos seus funcionários, de maneira verdadeiramente eficiente e inovadora.

Inscreva-se em nossa Newsletter e não perca nenhuma das novidades dos programas de IA do INSTITUTO VALOR:
https://valor.org.br/formulario/

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!