O TikTok
anunciou, nesta quarta-feira (23), que irá proibir anúncios de produtos que promovem emagrecimento para menores de 18 anos. De acordo com a rede social, a nova política tem o objetivo de banir conteúdo que incentive o
body shaming
e outras práticas negativas ou prejudiciais à saúde relacionadas à imagem corporal.
Além das proibições para menores, os anúncios específicos para apps
de jejum e suplementos alimentares com foco emagrecimento serão banidos da plataforma.
Você viu?
Já as propagandas sobre produtos e serviços que promovam controle ou perda de peso também passarão por análises mais rigorosas – as marcas não poderão fazer comerciais que depreciem imagem corporal ou induzam a uma relação negativa com alimentos.
“Como sociedade, o estigma do peso e a vergonha do corpo representam desafios individuais e culturais, e sabemos que a internet, se não for controlada, corre o risco de agravar essas questões. É por isso que estamos focados em trabalhar para proteger nossa comunidade de conteúdos e comportamentos prejudiciais, ao mesmo tempo em que apoiamos um ambiente inclusivo – e positivo para o corpo”, explica o comunicado do TikTok.
Golpes no TikTok utilizavam anúncios de apps e pílulas falsas para enganar usuários
A decisão chega algumas semanas após um relatório de segurança da empresa Tenable, que identificou golpes que utilizavam anúncios para promover serviços e produtos falsos na rede social – alguns deles prometiam emagrecimento rápido por meio de apps e pílulas milagrosas.
De acordo com o TikTok , esses anúncios foram removidos assim que a companhia de segurança emitiu o alerta.