Tecnoblog

Balão de internet do Google Loon quebra recorde em tempo de voo
Divulgação/Loon
Balão de internet do Google Loon quebra recorde em tempo de voo

A Loon, divisão da Alphabet (empresa-mãe do Google ) que oferece internet por meio de uma infraestrutura baseada na estratosfera, está celebrando um feito notável: um de seus balões bateu o recorde de tempo de voo. Foram 312 dias seguidos no ar. O recorde anterior era de 223 dias.

O balão iniciou seu voo em Porto Rico no mês de maio de 2019. Depois, seguiu para o Peru, onde realizou um teste de serviço durante três meses. Em seguida, o balão seguiu pelos oceanos Atlântico Sul, Índico e Pacífico até ser recolhido na região da Baixa Califórnia, México, em março de 2020. Foram 10 meses de voo e 217 mil quilômetros percorridos.

Esse recorde não foi buscado por mero capricho. Maiores períodos de voo simplesmente indicam que os balões podem prestar serviço para acesso à internet por mais tempo sem aumento expressivo de custo.

Você viu?

Para Salvatore Candido, CTO da Loon , o recorde de 312 dias é fruto de uma busca contínua da empresa para aperfeiçoar a sua tecnologia . Nesse sentido, o executivo destaca que a Loon tem a vantagem de recuperar quase todos os balões lançados e, com isso, poder avaliar os detalhes que possibilitam os melhores desempenhos.

Desde que o projeto foi anunciado, quando a Loon ainda era uma iniciativa do Google , vários avanços foram obtidos, não só com a análise dos balões após o período de voo, mas também durante a operação — a empresa tem um sistema de telemetria que permite a avaliação de vários parâmetros na prestação do serviço.

O aperfeiçoamento envolve todas as etapas, inclusive o pré-voo. Nos últimos anos, a Loon descobriu, por exemplo, como embalar os balões de modo que eles possam ser enviados com segurança para os locais de lançamento, a enchê-los em apenas 45 minutos e a protegê-los do vento durante esse procedimento.

Graças a esses fatores, a empresa tem conseguido cumprir a missão de oferecer acesso à internet via balões em locais remotos ou com infraestrutura precária de telecomunicações. Os serviços da Loon já estão presentes no Quênia, por exemplo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!