Tecnoblog

Apps do Google são deletados de celulares
Unsplash/Kai Wenzel
Apps do Google são deletados de celulares



A eFoundation começou a vender celulares livres de qualquer aplicativo do Google nos EUA e Canadá. Os aparelhos comercializados são os Galaxy S9 e S9 Plus, da Samsung , que custam 380 dólares (cerca de R$ 2.187 em conversão direta) e 430 dólares (por volta de R$ 2.475), respectivamente. Esses smartphones são de segunda mão e vendidos com o sistema operacional de código aberto /e/OS, em vez do Android tradicional.

Como os celulares com /e/OS funcionam?

O /e/OS é um sistema operacional desenvolvido em código aberto, e funciona da mesma forma que o Android, só que não tem os aplicativos do Google pré-instalados. A ideia é garantir a privacidade dos usuários, já que muitos apps da empresa coletam dados em segundo plano, como localização, informações bancárias, endereço, entre outros.

Vale mencionar que os aplicativos normais do Android ainda funcionam no /e/OS. Muitos apps dependem dos serviços da Google Play , e podem nem abrir quando são executados em um sistema customizado. A solução da eFoundation foi usar o MicroG, um software que permite aos aplicativos usarem as APIs do Google mesmo fora do Android. O sistema é definido como "um projeto não lucrativo de interesse público". O /e/OS foi desenvolvido por Gaël Duval, o fundador da Mandrake Linux.

Os celulares equipados com o /e/OS são vendidos na eSolutions Shop. A loja virtual iniciou as atividades há cerca de um ano na Europa, e tinha no catálogo apenas modelos exclusivos da região, como o Fairphone 3+.

De acordo com a eFoundation, os celulares passam por uma análise antes de serem vendidos. Assim, é possível assegurar que os telefones estão em bom estado e totalmente funcionais. Além disso, a empresa oferece um ano de garantia para os dispositivos, incluindo os Galaxy S9 e S9+ usados, e pelo menos três anos de atualizações para o sistema operacional.

Por ser um gratuito e em código aberto, qualquer pessoa pode instalar o /e/OS de casa. A ideia da eFoundation é vender os celulares com o sistema pré-instalado para pessoas que procuram um dispositivo limpo, mas têm receio de substituir o Android por uma plataforma customizada.

Para os usuários que querem se aventurar no mundo das ROMs customizadas, o /e/OS está disponível para download no site oficial da eFoundation. O sistema é compatível com 138 dispositivos, mas cerca de 60 deles podem usar a última versão do sistema.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!