O Google
foi criticado pelo DuckDuckGo
, buscador com foco em privacidade, devido à quantidade de dados que coleta dos usuários no iPhone
. A informação foi obtida depois que a big tech atualizou os rótulos de privacidade
na App Store para seu aplicativo de mesmo nome e para o Chrome
, nesta segunda-feira (15).
O processo faz parte dos últimos esforços da Apple para aprimorar a segurança e privacidade de seus usuários no iOS 14. A dona do iPhone introduziu os rótulos de em dezembro para detalhar quais tipos de dados são coletados pelos aplicativos disponíveis em sua loja.
Mas o Google demorou bastante para usar o recurso – foram três meses sem atualizações, tanto para o Chrome quanto para o próprio app do Google. Outros apps, como o Gmail , só receberam o rótulo no início deste mês.
No Twitter, a conta oficial do DuckDuckGo chamou atenção para o tempo levado pelo Google para atualizar os rótulos na App Store: “Após meses de espera, o Google finalmente revelou quantos dados pessoais eles coletam no Chrome e no Google app. Não admira que eles quisessem esconder isso”, alfinetou.
E não parou por aí: “Espionar usuários não tem nada a ver com a construção de um ótimo navegador ou mecanismo de pesquisa. Nós saberíamos (nosso aplicativo tem as duas coisas em um só lugar)”, continuou a publicação.
Comparando aplicativos
O DuckDuckGo mostrou capturas de tela dos três apps, lado a lado. Enquanto o app do Google e o Chrome coletam diversas informações, como localização, histórico de navegação, histórico de pesquisa e informações financeiras, o outro motor de busca não rastreia nenhum dado de seus usuários.