Tecnoblog

Google Assistente poderá ganhar atalho
Unsplash/blocks
Google Assistente poderá ganhar atalho

O Google Assistente possui diversas formas para ser acionado em celulares Android . Mas o Google pretende incluir mais uma alternativa: segundo o XDA-Developers nesta terça-feira (11), a companhia está preparando uma opção para ativar a assistente virtual pelo botão liga e desliga. O recurso ainda não está disponível aos usuários.

Google Assistente pode ganhar novo atalho no Android

Os rastros da novidade foram encontrados em arquivos internos do aplicativo do Google para Android , de versão 12.18.6.29. No código, é possível encontrar linhas que dizem o seguinte: "para falar com o Assistente, toque e segure o botão liga/desliga e solte" e "pressione longamente o botão power para o Assistente".

Caso se confirme, a nova configuração levaria aos usuários mais uma opção nativa para acionar a ferramenta. Atualmente, é possível utilizar atalhos de voz, como "Ok, Google", e pressionar e segurar o botão Home para dizer algum comando. Alguns celulares, como o Moto G30 , também trazem uma tecla dedicada ao Google Assistente .

A alteração ainda tornaria a ferramenta do Google mais próxima de outras soluções do mercado. A Samsung , por exemplo, utiliza o botão de liga e desliga para acionar a Bixby depois que removeu a tecla dedicada à assistente em seus celulares. A Apple , por sua vez, utiliza o mesmo atalho para a Siri desde que retirou o botão Home de seus smartphones , com o lançamento do iPhone X .

Mishaal Rahman, do site especializado, até tentou habilitar o novo atalho do Google Assistente em um Google Pixel 3 XL com Android 12 (Developer Preview 3) pelas configurações do celular, mas não teve sucesso. Já em um Google Pixel 4 com Android 11, a opção sequer estava disponível nas definições do sistema. A novidade ainda está em desenvolvimento e não tem previsão de lançamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!