10 animações do Studio Ghibli para assistir na Netflix
Um dos principais estúdios de animação do mundo, o Studio Ghibli possui diversas produções disponíveis na plataforma
Por
Tecnoblog
|
Fundado em 1985, no Japão, o Studio Ghibli
é hoje um dos principais estúdios de animação do mundo, com produções premiadas que marcaram não apenas o mundo oriental, mas também o ocidental. Parte do seu catálogo está disponível na Netflix
e para quem quer mergulhar nesse universo de boas histórias, listamos 10 animações do Studio Ghibli para assistir na plataforma. Confira!
Animações do Studio Ghibli na Netflix
1. Meu Amigo Totoro
Um dos filmes mais famosos da empresa, Meu Amigo Totoro
segue os passos de duas pequenas irmãs, que mudam de casa para ficar mais próximas do hospital em que a mãe está internada. Com o pai ocupado, elas saem para conhecer os arredores, e caem em um buraco que leva a um mundo encantado, onde fazem amizade com seres mágicos da floresta.
Direção: Hayao Miyazaki
Ano: 1988
Elenco: Chika Sakamoto e Noriko Hidaka (vozes)
2. O Castelo no Céu
Primeiro filme originalmente produzido pelo estúdio, O Castelo no Céu
é uma animação de gênero steampunk. O título acompanha uma garota, dona da chamada pedra da levitação, que ao topar em seu caminho com um garoto que está construindo uma aeronave para chegar até o lendário castelo flutuante, embarca com ele em uma perigosa aventura.
Direção: Hayao Miyazaki
Ano: 1986
Elenco: Mayumi Tanaka e Keiko Yokozawa (vozes)
3. O Serviço de Entregas da Kiki
Baseado em um livro homônimo, O Serviço de Entregas da Kiki
foi vencedor do Animage Anime Grand Prix. No filme, conhecemos Kiki, uma bruxinha que ao completar 13 anos precisa seguir a tradição de sua espécie: viver por um ano sozinha em outra cidade, apenas acompanhada por seu gato falante, enquanto aprimora suas habilidades.
Direção: Hayao Miyazaki
Ano: 1989
Elenco: Minami Takayama e Rei Sakuma (vozes)
4. Porco Rosso: O Último Herói Romântico
Adaptado de um mangá, Porco Rosso: O Último Herói Romântico
é uma animação que se passa no período entre guerras. A produção tem um protagonista bastante improvável: um caçador de recompensas com cabeça de corpo. Ele nem sempre foi assim, mas agora focado nos combates que trava em seu hidroavião, tenta não pensar mais em seu passado.
Direção: Hayao Miyazaki
Ano: 1992
Elenco: Shuichiro Moriyama (vozes)
5. Princesa Mononoke
Você viu?
Título que não podia faltar em uma lista de animações do Studio Ghibli
para assistir na Netflix
, Princesa Mononoke
se passa no Japão do Período Muromachi (1336 - 1573). Na trama, após salvar sua tribo de um deus javali, um príncipe é tocado por uma maldição, da qual tenta encontrar a cura. Em seu caminho, no entanto, ele conhece Sam, uma jovem criada por lobos, por quem se apaixona.
Direção: Hayao Miyazaki
Ano: 1997
Elenco: Yoji Matsuda e Yuriko Ishida (vozes)
6. A viagem de Chihiro
Vencedor do Oscar
de melhor animação, A viagem de Chihiro
é até hoje um dos filmes de maior bilheteria da história do Japão. Sua história acompanha uma garotinha que se perde com seus pais durante a mudança para uma nova cidade. Após atravessarem um misterioso túnel, eles vão parar em um mundo de espíritos, em que os adultos viram porcos e a menina inicia uma jornada de descobertas.
Direção: Hayao Miyazaki
Ano: 2001
Elenco: Rumi Hiiragi e Miyu Irino (vozes)
7. O Reino dos Gatos
Primeiro filme do Studio Ghibli
dirigido por Hiroyuki Morita, O Reino dos Gatos
é inspirado em um personagem dos mangás. A animação tem como protagonista uma adolescente preguiçosa, que salva um gato de um atropelamento. É assim que ela conhece o Rei dos Gatos, um animal que não apenas pode falar, mas que deseja apresentá-la ao seu mágico reino.
Direção: Hiroyuki Morita
Ano: 2002
Elenco: Chizuru Ikewaki e Yoshihiko Hakamada (vozes)
8. O Castelo Animado
Baseado em um livro inglês homônimo, O Castelo Animado
é um título do estúdio lançado no Festival de Veneza. Em sua história, Sophie é uma jovem de 18 anos que é amaldiçoada por uma bruxa, passando a habitar o corpo de uma velha de 90. No caminho em busca de uma cura, ela encontra um castelo em que vive um feiticeiro que pode ajudá-la.
Direção: Hayao Miyazaki
Ano: 2004
Elenco: Chieko Baisho e Takuya Kimura (vozes)
9. Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar
Levemente inspirado na história de A Pequena Sereia
, Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar
gira em torno de uma peixinha dourada, salva por um garotinho que promete protegê-la. Apaixonada, ela decide fugir de seu pai feiticeiro para ficar com ele, mas grandes dificuldades aparecerão em seu caminho.
Direção: Hayao Miyazaki
Ano: 2008
Elenco:
Tomoko Yamaguchi (voz)
10. O Conto da Princesa Kaguya
Adaptado de uma narrativa popular japonesa, O Conto da Princesa Kaguya
foi o último filme de Isao Takahata, que faleceu em 2018. Em sua trama, uma bebê encontrada em um bambu passa a ser vista como uma realeza divina. Já adulta e transformada em princesa, ela sonha com uma vida completamente diferente da que leva, mas é obrigada a escolher um pretendente e enfrentar seu destino.