Tecnoblog

TIM lança app que dá internet 4G grátis em troca de publicidade
Lucas Braga
TIM lança app que dá internet 4G grátis em troca de publicidade

A TIM acaba de lançar o TIM Fun , um programa de recompensas para clientes da operadora com planos pré-pago ou TIM Beta. Os usuários podem acumular pontos ao interagir com publicidade, e as recompensas podem ser trocadas por pacotes de internet, ligações ou SMS.

O novo TIM Fun foi lançado em parceria com a empresa Play2Pay, que utiliza mídia programática para fornecer publicidade ao usuário. Trata-se de mais uma aposta da operadora para expandir a receita com publicidade: a plataforma TIM Ads já atinge mais de 15 milhões de clientes – cerca de 25% de toda a base de assinantes da empresa – que respondem pesquisas ou interagem com anúncios em troca de bônus de internet 4G.

TIM Fun tem publicidade direcionada em troca de dados

O diretor de transformação da TIM, Leonardo Siqueira, revelou ao Tecnoblog que o TIM Fun funciona com mídia programática: "O cliente tem [no aplicativo] uma espécie de Tinder, dá like e dislike. Se tem uma publicidade mal direcionada, ele descarta. Precisa fazer sentido para o usuário, não pode ser algo invasivo que você manda um único conteúdo pra todo mundo", comenta.

Siqueira defende que o TIM Fun é uma ferramenta muito poderosa para a operadora, por conseguir engajar o cliente com um benefício tangível como o bônus de internet. O executivo afirma que os dados coletados ficam com a operadora, enquanto a Play2Pay retém informações anônimas para aperfeiçoamentos do app.

Os dados utilizados pelo TIM Fun não são descontados do pacote de internet do usuário, mas é preciso tomar cuidado: várias "missões" para ganhar moedas virtuais envolvem baixar aplicativos de terceiros na Play Store, inclusive jogos. O executivo afirma que não há como diferenciar o tráfego de dados da loja de apps, e por isso o download é tarifado de acordo com o plano do cliente.

Um detalhe do TIM Fun é que o app está disponível exclusivamente para Android, ao menos no lançamento. Siqueira afirma que as regras rígidas da App Store dificultam a criação de um app similar para o iPhone. A loja de aplicativos da maçã proíbe aplicativos que ofereçam incentivo financeiro em troca de permissão para liberar rastreamento.

O que tem no TIM Fun?

Apesar de não ser cliente TIM, consegui usar o TIM Fun por aqui: de cara o aplicativo não exige cadastros ou autenticação com a linha da operadora, mas começa a exibir anúncios desde os primeiros passos. O cliente pode escolher quais são os seus interesses, como carros, esportes, educação, games ou viagens, por exemplo.

Para garantir mais recompensas no TIM Fun, o usuário terá que usar o app com certa frequência: "A ideia é que seja um aplicativo de uso muito recorrente para o usuário e tenha um engajamento elevado", afirma Siqueira.

Você viu?

Até Banco Inter tem tarefas no TIM Fun: quem baixar o app do banco e colocar o CPF recebe moedas

Até Banco Inter tem tarefas no TIM Fun: quem baixar o app do banco e colocar o CPF recebe moedas (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Uma das formas de conquistar moedas no TIM Fun é receber ofertas na tela de bloqueio: a cada 24h, 1.000 pontos são creditados no app. É possível pausar os anúncios a qualquer momento e ignorar a publicidade exibida, mas dessa forma o usuário deixa de acumular benefícios.

Por enquanto, as publicidades do TIM Fun envolvem o download de aplicativos e executar tarefas específicas: quem baixar o app do Banco Inter e adicionar o CPF ganha 7.745 pontos, por exemplo.

A maior parte das ações disponíveis nesse primeiro momento envolvem o download de jogos: cada minuto no Coin Master rende 219 pontos no TIM Fun. Quem optar por jogar Lords Mobile pode alcançar até 93,5 mil pontos, dependendo das tarefas cumpridas – sendo que uma delas envolve uma compra com dinheiro de verdade.

Quanto valem as moedas do TIM Fun?

Com o TIM Fun, é possível resgatar até 2,5 GB de internet de graça, dependendo da pontuação trocada no aplicativo. Veja a tabela de equivalência:

Quantidade de pontos Bônus de internet Validade do pacote
1.000 pontos 50 MB 1 dia
2.000 pontos 100 MB 1 dia
5.000 pontos 250 MB 1 dia
10.000 pontos 500 MB 2 dias
20.000 pontos 1 GB 4 dias
30.000 pontos 1,5 GB 6 dias
40.000 pontos 2 GB 8 dias
50.000 pontos 2,5 GB 10 dias
Tela de resgate de pontos do TIM Fun

Tela de resgate de pontos do TIM Fun (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Além do pacote de internet, o bônus também permite o envio de SMS e ligações ilimitadas para números TIM. Como forma promocional, todos os usuários que baixarem o TIM Fun pela primeira vez terão 1 GB grátis, com validade de quatro dias.

TIM lança app que dá internet 4G grátis em troca de publicidade

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!