Tecnoblog

TikTok ganha novidades nas lives
shutterstock
TikTok ganha novidades nas lives



O TikTok anunciou nesta terça-feira (27) que está expandindo sua plataforma dedicada a transmissões ao vivo, com a implementação de uma série de funções para criadores de conteúdo e espectadores. A rede social chinesa pretende acirrar a competição com outros aplicativos como o Instagram, Facebook e Twitch, trazendo lives em dupla, perguntas e respostas, e agendamento de eventos, por exemplo.

Atualmente, as lives no TikTok permitem que criadores realizem transmissões ao vivo para seus seguidores, com a possibilidade de interação através de chat e um sistema de presentes virtuais. Porém, a plataforma não é uma das principais escolhas para influenciadores organizarem lives, se destacando mais pelo seu sistema de vídeos curtos gravados.

Por isso, o TikTok investiu pesado em novos recursos para a organização, dinâmica e moderação das transmissões ao vivo. Para os espectadores, o TikTok também está adicionando novas ferramentas de descoberta e visualização, entre outras mudanças.

Conforme revelou a plataforma em comunicado, as principais novidades foram chamadas de “Go LIVE Together”, “LIVE Events” e “LIVE Q&A”. Todas essas funcionalidades já estão disponíveis amplamente, enquanto outras ainda estão por vir, sendo testadas em mercados selecionados antes de serem expandidas globalmente.

Go LIVE Together implementa transmissão em dupla

Um dos maiores destaques é o “Go LIVE Together”, que permite realizar transmissões ao vivo com a junção de dois perfis como hosts, unindo também sua base de espectadores. Assim, o novo recurso do TikTok, que já está disponível no mundo todo, pretende bater de frente com o Instagram.

Contudo, a concorrência ainda está a frente. Em março, o Instagram lançou as LIVE Rooms , que permitem realizar transmissões ao vivo com até quatro pessoas, um organizador e três convidados. Por isso o TikTok também já está testando a expansão do recém-chegado “Go LIVE Together” para permitir diversos hosts.

LIVE Events permite agendar e divulgar lives

Nos “LIVE Events”, criadores de conteúdo podem agendar e promover eventos ao vivo com antecedência, com o objetivo de fornecer uma ferramenta extra de engajamento. Seguidores podem descobrir, se registrar e receber notificações e lembretes conforme a live se aproxima. O recurso é acessível através do canto superior direito da página de perfil, onde se pode criar o evento, nomeá-lo, cadastrar sua data e hora, e escrever uma breve descrição.

Após o evento ser agendado, os usuários podem compartilhá-lo por meio de mensagens no aplicativo, vídeos gravados com um recurso de contagem regressiva e através de links externos. Ao planejar o evento, o TikTok mostrará quantas pessoas já se inscreveram para participar, ferramenta importante para o planejamento de influenciadores.

LIVE Q&A e moderadores

Já o “LIVE Q&A” é um novo sistema de perguntas e respostas ao vivo no TikTok, que permite que o público faça perguntas durante as transmissões do criador. Os hosts podem visualizá-las em um painel separado e têm a opção de mostrar as perguntas a todos os espectadores respondê-las através de ferramentas existentes.

Por fim, quando a quantidade de viewers cresce demais, é comum que os criadores de conteúdo tenham dificuldade para controlar o comportamento do chat da live, por exemplo. Por isso, outra nova ferramenta no TikTok é a possibilidade de se designar moderadores para gerenciar o público das transmissões ao vivo.

Esses moderadores escolhidos pelo dono da live terão a capacidade de silenciar e bloquear usuários do chat conforme necessário. Por outro lado, a ferramenta de filtragem de palavras-chave, que bloqueia mensagens conforme regrado pelos criadores, também foi expandida para suportar até 200 termos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!