Tecnoblog

WhatsApp terá transferência entre Android e iOS
Unsplash/AARN GIRI
WhatsApp terá transferência entre Android e iOS

Se você já teve que transferir dados doWhatsApp de umiPhone para um celular Android(ou vice-versa), sabe que não existe nenhum mecanismo nativo ou simples para isso. Mas essa tarefa pode ficar mais fácil em um futuro próximo: alguns sinais sugerem que a Ferramenta de Restauração de Dados, do próprio Google,vai ter algum tipo de suporte à migração do WhatsApp.

Com o nome em inglês de Data Restore Tool, a Ferramenta de Restauração de Dados permite que o usuário recupere dados de um celular antigo em um novo por meio de cabo ou de um backup nas nuvens.

O aplicativo consegue transferir fotos, vídeos, lista de contatos e dados de aplicativos, por exemplo. Mas não há nenhum recurso específico para transferência de dados de uma conta no WhatsApp.

No entanto, ao analisar a versão mais recente da Ferramenta de Restauração de Dados (1.0.382048734), o  9to5Google  encontrou instruções não ativadas que possibilitam a transferência de conversas e históricos do WhatsApp de um iPhone para um celular Android.

Você viu?

As tais instruções indicam que, em uma etapa inicial do processo, o aplicativo mostrará um QR Code que deverá ser lido pelo iPhone para agilizar o procedimento de migração de dados — essa mesma configuração poderá ser iniciada manualmente, caso a leitura do código falhe ou não seja executada por outra razão.

Não há informação sobre quando o recurso estará disponível. É provável que o Google libere a funcionalidade apenas quando o WhatsApp implementar as suas próprias configurações de migração.

As primeiras informações de que o mensageiro deve receber uma função para transferir conversas entre plataformas diferentes surgiram em abril. No início de julho, o  WABetaInfo  divulgou um vídeo que mostra como o recurso deve funcionar na transferência do iOS para o Android:

Switch to Android?

De acordo com o XDA Developers , existe a possibilidade de que, na verdade, a ferramenta de restauração do Google direcione o usuário para um aplicativo chamado Switch to Android.

Aparentemente, a ferramenta poderá ser baixada na App Store e permitirá que o usuário faça transferência de dados (incluindo conversas no WhatsApp) por meio de Wi-Fi.

Atualmente, o Google oferece apenas uma página com instruções sobre esse tipo de procedimento, mas não disponibiliza nenhuma ferramenta específica para isso.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários