Google Drive libera acesso off-line a documentos do Office e PDF pela web
Bruno Gall De Blasi
Google Drive libera acesso off-line a documentos do Office e PDF pela web

Os usuários do Google Drive poderão abrir seus arquivos guardados na nuvem sem depender de conexão com a internet através do navegador. O Google anunciou, na semana passada, o lançamento do recurso para disponibilizar documentos do Office, imagens, PDFs e afins off-line pela web. A novidade já está sendo liberada a todos.

A ferramenta chega aos usuários após a aparição de sua versão para testes (beta), em 2019. "Agora, estamos disponibilizando essa funcionalidade para o público geral", anunciaram. "Ao marcar esses arquivos como disponíveis off-line, você pode abri-los facilmente em seu navegador, mesmo quando não estiver conectado à internet".

A opção atende a uma vasta categoria de arquivos, como documentos do Office e PDFs. Antes, a função atendia somente arquivos criados pelo Google Docs (Apresentações, Documentos e Planilhas). Para usá-la, é preciso clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo em questão e ativar a opção "Disponível off-line".

"Arquivos que não são do Google, como PDFs, imagens e arquivos do Microsoft Office, precisarão ser abertos usando aplicativos instalados em seu computador por meio do Google Drive na web quando estiver off-line", informaram. "Este recurso já está disponível para usuários do Google Drive para desktop".

A novidade está sendo liberada gradualmente aos assinantes do Google Workspace e contas gratuitas do Gmail. Os proprietários de Chromebooks também poderão marcar documentos do Apresentações, Documentos e Planilhas para serem acessados mesmo quando não há conexão com a internet pelo navegador de arquivos do Chrome OS.

Você viu?

Google Drive ganha opção para visualizar arquivos off-line (Imagem: Divulgação/Google)
Google Drive ganha opção para visualizar arquivos off-line (Imagem: Divulgação/Google)

Google Docs ganha visualização de arquivos anexados

O Google ainda anunciou outras novidades à sua suíte de produtividade na semana passada. Trata-se da opção de acessar arquivos do Microsoft Office que estejam incorporados a documentos na plataforma. Dessa forma, é possível tanto pré-visualizá-los na mesma janela quanto guardá-los no Google Drive ou fazer download.

"Ouvimos seu feedback de que é importante poder acessar arquivos incorporados em seus arquivos do Microsoft Office", informaram. "Este recurso permite que você acesse arquivos do Office incorporados em seus arquivos existentes do Office a partir do Documentos, Planilhas e Apresentações para uma experiência de trabalho perfeita".

A função está sendo liberada gradualmente a todos os usuários.

Com informações:  Android Central  e Google Workspace Updates ( 1  e  2 )

Google Drive libera acesso off-line a documentos do Office e PDF pela web

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários