O tema escuro é um recurso nativo de vários aplicativos disponíveis para Android e iPhone (iOS). Já virou senso comum acreditar que essa opção reduz a quantidade de energia gasta ao longo do dia. Mas quanto de bateria o tema escuro realmente economiza?
Com base em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Purdue (EUA), podemos ter uma boa noção do quanto esse recurso poupa a bateria do celular. Mas antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a economia só é válida em modelos com tela OLED, que desligam a emissão de luz na cor preta. Outras tecnologias apenas aplicam uma espécie de "filtro" nos pixels e não entregam uma real redução.
Você viu?
Após diversos testes, os pesquisadores conseguiram concluir que o tema escuro nos aplicativos reduz a quantidade de energia gasta, mas não tanto quanto o esperado. Utilizando apps populares do Google durante ciclos de 60 segundos em smartphones com poucas modificações no Android, como o Pixel 2, Pixel 4, Pixel 5 e Moto Z3, a análise apontou que, no tema claro, os aparelhos consumiram entre 44% e 63% de bateria com brilho da tela entre 30% e 50%.
Alternando para o tema escuro, os dispositivos economizaram bem menos que o esperado, entre 3% a 9% de bateria. No entanto, esse valor subiu para 47% com brilho no máximo.
Mas se levarmos em consideração que a maioria dos usuários não utilizam o celular com essa taxa de brilho, pois quase todos o mantém na faixa mencionada anteriormente (30% a 50%), a economia apresentada não é tão significativa. Por isso, os pesquisadores apontam que, se você tem um celular com tela OLED, é pouco provável que sinta um efeito realmente positivo ao habilitar o tema escuro nos seus principais aplicativos.
Ou seja, esse recurso não amplia consideravelmente a autonomia dos smartphones, mas ele pode oferecer um desempenho extra, desde que você considere utilizar o aparelho com brilho no máximo, algo que pode trazer uma série de desconfortos visuais.