Google lança novidades no Android
Unsplash/Kai Wenzel
Google lança novidades no Android

O Google anunciou, nesta quinta-feira (23), novos recursos para oferecer mais acessibilidade no Android. É o caso dos Interruptores de Câmera, que permitem acionar comandos através de gestos faciais. O app Lookout, que reconhece objetos, imagens e textos por meio da câmera do celular, também foi atualizado.

A função oferece mais uma opção para navegar pelo sistema. O Google explica que a ferramenta utiliza a câmera frontal e a tecnologia de aprendizado de máquina para detectar os gestos faciais. A partir desse tipo de interação, o smartphone é capaz de acionar comandos para acessar emails, ouvir música, entre outras funções.

Também é possível escolher um gesto para digitalizar e selecionar. A ferramenta disponibiliza as seguintes opções para acionar estes comandos: olhar para a direita, esquerda ou para cima, sorrir, levantar sobrancelhas e abrir a boca. O usuário ainda pode usar a ferramenta para navegar pelo sistema, como ir para a tela inicial e ver as notificações, além de mesclar os interrupções de câmera com interruptores físicos. 

O recurso começou a ser liberado para mais de 80 idiomas, incluindo o português, nesta quinta-feira. Para utilizá-lo, é preciso acessar as opções de Interruptor de Acesso nas configurações de acessibilidade do Android. O usuário também pode baixar app Android Accessibility Suite na Google Play Store.

Lookout, para Android, reconhece textos escritos à mão

O Google também incrementou mais recursos do Android para torná-lo ainda mais acessível. É o caso do aplicativo Lookout, que auxilia pessoas cegas ou com baixa visão por meio de recursos de inteligência artificial (IA): agora, o app é capaz de ler textos escritos à mão com a câmera através do modo Documentos.

"Acreditamos na criação de produtos realmente úteis e inclusivos para pessoas com deficiência, trabalhamos juntos para entender como usamos os dispositivos, quais obstáculos podemos encontrar e como é o dia a dia das pessoas com deficiências", afirmaram. "O resultado é mais do que um novo aplicativo ou dispositivo. É uma forma mais inclusiva para que todos possam explorar o mundo". O Lookout está disponível para download pela Google Play Store.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!