A alta demanda no mercado de semicondutores criou uma crise global de chips, e isso tem prejudicado a venda de equipamentos da Apple . Com impacto sentido nos resultados financeiros, a fabricante deve reduzir a produção de iPads para garantir uma melhora no estoque do iPhone 13 .

iPhone 13 Pro
iPhone 13 Pro (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

De acordo com o Nikkei Asia , a Apple fez um corte de 50% na produção de iPads para priorizar a linha iPhone 13, que é o produto mais importante na geração de caixa da empresa. A mudança também atinge a fabricação de componentes para iPhones mais antigos, que tiveram as fábricas orientadas a produzir peças para o lançamento mais recente.

Com o corte na produção, é de se esperar que o estoque de iPads também seja afetado. O movimento é importante para a Apple conseguir atender a crescente demanda de smartphones no mercado, ocasionada pela melhoria nos indicadores da pandemia de COVID-19.

No último balanço financeiro, a Apple anunciou que a crise de semicondutores causou impacto negativo de US$ 6 bilhões aos cofres, mesmo que a receita da companhia tenha aumentado em 29% em comparação com o ano anterior. A fabricante projeta restrições de fornecimento de chips ainda maiores durante o último trimestre de 2021.

Apple tem estoque baixo de iPhone 13, inclusive no Brasil

O problema de distribuição da Apple pode ser observado com as vendas do iPhone 13. O smartphone da maçã teve as vendas iniciadas em 24 de setembro nos Estados Unidos, mas até hoje quem tenta comprar um modelo Pro ou Pro Max se depara com prazo de entrega para três a quatro semanas.

O mesmo se repete no Brasil: os modelos Pro e Pro Max têm entrega prometida para até quatro semanas, quando o prazo em condições normais é de cinco a sete dias úteis. A falta de estoque não parece atingir a linha iPhone 13 (não-Pro), e é possível encontrar o modelo menos caro com envio mais rápido.

iPhone 13 Pro e Pro Max têm prazo de entrega longo no Brasil
iPhone 13 Pro e Pro Max têm prazo de entrega longo no Brasil (Imagem: Reprodução / Apple)

Tecnocast 187 — A crise global de chips

O aumento no consumo de eletrônicos durante a pandemia está provocando uma escassez na oferta de semicondutores. As fabricantes não estavam preparadas para atender a essa demanda e esse descompasso deve afetar o preço dos produtos nos próximos meses.

Esse é o tema do Tenocast 187 . Dê play e confira!

https://soundcloud.com/tecnoblog/187-a-crise-global-de-chips?utm_source=clipboard&utm_campaign=wtshare&utm_medium=widget&utm_content=https%253A%252F%252Fsoundcloud.com%252Ftecnoblog%252F187-a-crise-global-de-chips

Apple vai garantir chips de iPhone 13 com corte na produção de iPads

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!