Aplicativo do WhatsApp no celular. (Imagem: Mourizal Zativa/Unsplash)
Aplicativo do WhatsApp no celular (Imagem: Mourizal Zativa/Unsplash)

O WhatsApp fez uma mudança sutil nas configurações para tentar proteger um pouco a privacidade dos usuários. Agora, o "visto por último" só aparece por padrão para seus contatos e não mais para qualquer um — e isso tem a ver com aplicativos que exploram o recurso para bisbilhotar.

O site especializado WABetaInfo notou a troca do padrão nas configurações. Um e-mail do suporte do WhatsApp para um usuário do Twitter confirma esta informação.

"Para melhorar a privacidade e segurança dos nossos usuários, estamos dificultando que pessoas que você não conhece e com quem não falou visualizem quando você está online e quando foi visto por último", diz a mensagem.

Aparentemente, a mudança vem sendo feita para todos os usuários. Você pode checar se isso mudou para você em "Configurações", "Conta", "Privacidade".

Com a nova configuração padrão, só pessoas e empresas com quem você conversou poderão ver qual foi o último horário em que você esteve online. Ainda é possível reverter a mudança e voltar a exibir essa informação para todo mundo.

WhatsApp (Imagem: Jeso Carneiro/ Flickr)
WhatsApp (Imagem: Jeso Carneiro/Flickr)

Apps bisbilhotam "visto por último"

A mudança tem seus motivos. Nos últimos tempos, começaram a aparecer diversos aplicativos que monitoram quando os usuários estão online ou quando foi a última vez que foram vistos na rede.

Eles fazem isso usando as informações do WhatsApp. Basta fornecer o número do alvo e pronto, a ferramenta consegue fazer esse levantamento. Assim, eles obtêm um padrão de como as pessoas usam seus aparelhos. Não é uma informação muito reveladora, mas não deixa de ser uma questão de privacidade.

Como são poucos os usuários que mexem nas configurações padrão do aplicativo, a mudança tem o potencial de limitar ferramentas como essas.

Mesmo assim, não deve ser o fim desse tipo de stalking: testes feitos pelo Tecnoblog em abril mostram que o status online continua a aparecer mesmo ao configurar a exibição do "visto por último" para ninguém.

Não é a primeira medida que o WhatsApp toma neste sentido. No mês passado, a versão beta do aplicativo para Android e iOS ganhou a opção de esconder o "visto por último" de contatos específicos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!