O Google Drive permite que os backups do WhatsApp para Android sejam armazenados na nuvem sem limite algum. Mas isto está prestes a mudar: ao que tudo indica, as cópias de segurança do mensageiro passarão a contabilizar na cota de armazenamento do serviço do Google, assim como aconteceu com o Google Fotos. As informações foram reveladas pelo site especializado WABetaInfo.
O armazenamento ilimitado é um benefício que foi concedido aos usuários do Android em 2018. Diferentemente do iCloud, os arquivos com histórico de conversas, mídia e afins do mensageiro são guardados no Google Drive sem impactar a quantidade de armazenamento da plataforma. Ou seja, é possível guardá-los de maneira ilimitada, sem comprometer o espaço que seria destinado para outros tipos de arquivos.
Backup ilimitado do WhatsApp pode chegar ao fim
Mas parece que o benefício está perto do fim. O site encontrou vestígios no código do app de mensagens que dão a entender que o serviço passará a ter limite. Trata-se de notificações com informações como "o backup do Google Drive está mudando" e "o limite do Google Drive foi alcançado" (ambas em tradução livre), por exemplo.
A equipe do mensageiro ainda estava preparando outras novidades para a ferramenta de recursos. Em outubro, o mesmo site encontrou opções para administrar o tamanho do backup
ao selecionar se o arquivo seria enviado à nuvem com fotos, vídeos e afins. Os vestígios deram as caras no aplicativo para Android.
Ainda não se sabe ao certo como e quando esta alteração será implementada aos usuários do WhatsApp. Todavia, é importante relembrar que o Google deu fim ao backup de imagens e vídeo ilimitado do Google Fotos em meados de 2021. No lugar, os usuários tiveram de assinar os planos Google One caso a quantidade de arquivos ultrapasse os 15 GB de espaço oferecidos gratuitamente.