Sem muito aviso, o Google liberou o primeiro preview do Android 13 nesta quinta-feira (10). Chamado oficialmente de Android 13 Developer Preview 1, o sistema deve chegar para o público a partir do segundo semestre de 2022, mas já dá para saber um pouco o que a empresa está preparando: melhorias em privacidade e segurança, ferramentas de produtividade para desenvolvedores e compatibilidade facilitada com aplicativos.
Privacidade aprimorada nas permissões
No blog post de apresentação do preview, o Google detalha alguns dos novos recursos. Um deles é que, para acessar fotos, os aplicativos não precisarão mais acessar todo o armazenamento do dispositivo. Isso vai mudar graças a uma nova API de seleção de fotos.
Ainda em questão de privacidade, haverá uma nova permissão para descobrir aparelhos Wi-Fi próximos sem ser necessário acessar a localização.
Mais atualizações de sistema pela Google Play
Uma das grandes críticas ao Android é a fragmentação da base instalada: como as atualizações dependem das fabricantes, as versões mais recentes do sistema demoram muito para chegar aos usuários.
O Google vai tentar contornar isso expandindo o projeto Mainline. Com isso, mais partes do Android serão atualizadas diretamente pela Google Play como módulos independentes. O novo seletor de fotos, por exemplo, está disponível para versões antigas do sistema dessa forma.
Personalização para desenvolvedores
O Android 13 também trará novidades para facilitar a vida dos desenvolvedores. Uma das mais interessantes é a possibilidade de colocar as cores do tema do Material You nos ícones de todos os apps. Só é necessário criar um ícone monocromático e fazer algumas mudanças no XML.
Além disso, ajustes no posicionamento de configurações rápidas, uma nova API para seleção de idiomas dentro do aplicativo e melhorias na hifenização estão entre os recursos planejados para a próxima versão do sistema.
Primeiro beta chega em abril
O Google já disponibilizou as imagens para instalar o primeiro preview do Android 13 em aparelhos Pixel. O suporte começa no Pixel 4 e vai até o Pixel 6.
A empresa também divulgou um cronograma do desenvolvimento do sistema. O primeiro beta deve ser lançado em abril. A expectativa é que a plataforma esteja estável em junho para ser lançada no segundo semestre.