Android terá novidade para ajudar quem precisa de mais memória no celular
Unsplash/Denny Müller
Android terá novidade para ajudar quem precisa de mais memória no celular

Talvez você já passado pela experiência de desinstalar aplicativos para liberar espaço de armazenamento em celulares ou tablets Android. E se, em vez disso, você pudesse arquivar uma parte do app em vez de removê-lo por completo? Acredite: essa solução inusitada está a caminho da plataforma.

Para desenvolvedores e o próprio Google, é aceitável que o usuário remova um aplicativo quando não gosta dele ou deixa de usá-lo. Mas, quando a desinstalação é motivada por limitações de recursos, todas as partes saem perdendo.

Felizmente, a situação é mais confortável nos dias atuais. Boa parte dos dispositivos Android sai de fábrica com 128 GB de armazenamento ou mais. Apesar disso, ainda há muitos celulares e tablets mais limitados, que oferecem até 64 GB de espaço, principalmente entre modelos de entrada.

Não desinstale, arquive

O Google apresentou a ideia do arquivamento para amenizar o problema. "O arquivamento é uma nova funcionalidade que permitirá que usuários recuperem cerca de 60% do espaço ocupado pelo aplicativo temporariamente removendo partes dele em vez de desinstalá-lo completamente", diz a empresa.

Não está claro como o Android sinalizará para o usuário que um app está arquivado (talvez deixando o ícone com um cor diferente ou com um sinal específico). Por outro lado, o Google declarou que o aplicativo poderá facilmente ser restaurado para a versão mais recente.

Presumivelmente, o sistema operacional baixará as partes removidas do app quando este for acionado, o que significa que aplicativos nessa condição precisarão de alguns instantes para serem desarquivados.

Apps arquivados: quando e como?

Oficialmente, a função de arquivamento será disponibilizada quando o Bundletool 1.10 (ferramenta de desenvolvimento para Android) for lançada. Essa versão será capaz de gerar arquivos .APK para arquivamento de modo automático se o desenvolvedor usar o padrão Android App Bundle.

Por guardarem dados do usuário, basicamente, os APKs arquivados serão muito menores em relação aos tradicionais arquivos APK de instalação.

Mas o Google faz uma ressalva: a função de arquivamento só será liberada quando esse recurso for lançado para usuários finais, o que deve acontecer apenas no final de 2022.

A companhia não informou se o recurso será exclusivo do futuro Android 13 ou se incluirá as versões atuais do sistema operacional por meio de uma atualização no Google Play Services, mas esta última hipótese é a mais provável.

"Uma vez lançado, o arquivamento trará grandes benefícios para usuários e desenvolvedores", afirma o Google. Mas o desenvolvedor que não quiser contar com a novidade não precisa se preocupar: a função não será obrigatória para todos os aplicativos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!