Veja como descartar corretamente dispositivos eletrônicos antigos
Pixabay/dokumol
Veja como descartar corretamente dispositivos eletrônicos antigos

A geração de lixo eletrônico aumentou bastante devido à popularização dos smartphones e computadores pessoais. Esses e outros aparelhos contém materiais que, se não forem eliminados corretamente, podem contaminar o meio ambiente. Abaixo, vou te mostrar onde descartar lixo eletrônico para evitar problemas ambientais.

Logística reversa

De acordo com o Artigo 33 da Lei N° 12.305/2010, conhecida como Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), toda fabricante de eletrônicos é obrigada a fazer a logística reversa dos produtos que comercializa. Isso significa que elas devem recolhê-los e descartá-los de forma ecologicamente correta.

Portanto, caso queira descartar seu lixo eletrônico, entre em contato com a fabricante do dispositivo para saber mais detalhes a respeito do sistema de logística reversa. Assim, você garante que o material será reciclado ou eliminado corretamente.

Pontos de coleta das operadoras

As operadoras de telefonia oferecem pontos de coleta de lixo eletrônico. A TIM, por exemplo, disponibilizou novas urnas para que qualquer pessoa se desfaça dos seus aparelhos antigos.

Leia Também

Os pontos de coleta estão disponíveis em mais de 150 lojas espalhadas pelo Brasil, com a maior parte no estado de São Paulo. Também há pontos localizados em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, entre outros.

Cooperativas

As cooperativas são outra forma de descarte. Entregando seu eletrônico antigo em um local adequado, ele vai ser separado e descartado corretamente, evitando qualquer tipo de contaminação ao meio ambiente.

A plataforma eCycle pode te ajudar na hora de encontrar uma cooperativa. Inserindo o tipo de objeto e o CEP, o site exibe as unidades mais próximas de você. No entanto, antes de levar qualquer produto, é recomendado que entre em contato para se inteirar dos horários de funcionamento e demais procedimentos. Veja abaixo como usar a ferramenta:

  1. Acesse ecycle.com.br;
  2. Clique em "Onde descartar?" no canto superior direito;
  3. Escolha o que vai ser descartado, insira o CEP e digite seu e-mail. Feito isso, clique em "Buscar onde descartar";
  4. O site vai mostrar os pontos de coleta mais próximos. Selecione uma unidade e clique em "Ver mais" para exibir outras informações.

Outra alternativa é a Green Eletron, que possui pontos de coleta espalhados por várias cidades do Brasil. Fundada pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a plataforma entrega um sistema de localização bem completo, sendo possível descobrir até as dimensões de uma determinada urna para saber se o produto que vai ser descartado tem um tamanho compatível. Veja como usar a ferramenta:

  1. Acesse greeneletron.org.br/localizador;
  2. Insira seu endereço, selecione a área de cobertura e depois clique em "Veja a lista de todos os PEV'S em sua cidade";
  3. Os pontos de coleta serão exibidos no mapa. Clique em um deles para visualizar o endereço e o horário de funcionamento — as dimensões estarão na lateral esquerda.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!