WhatsApp ganha várias novidades neste ano
Unsplash/Mourizal Zativa
WhatsApp ganha várias novidades neste ano

O WhatsApp continua apresentando recursos para melhorar a experiência dos usuários. Este ano, o mensageiro já implementou algumas novidades interessantes, como suporte via chat dentro do próprio aplicativo, busca de estabelecimentos próximos (como no Google Maps) e mais. Abaixo, mostramos todos os recursos que já foram lançados em 2022 e aqueles que ainda estão em testes na versão beta do app, mas que devem chegar em breve ao público.

Suporte via chat dentro do aplicativo

Em janeiro, o WhatsApp iniciou os testes de um recurso que permite entrar em contato com um representante da plataforma para solucionar problemas. Felizmente, essa novidade foi bem recebida na versão beta e já está disponível para todos os usuários .

A opção pode ser encontrada nas configurações do mensageiro, mais especificamente no menu "Ajuda". A resposta chega através de uma conversa dentro do próprio aplicativo.

No entanto, é importante ficar atento: o WhatsApp só vai retornar as solicitações usando uma conta verificada. Portanto, caso alguém entre em contato após a solicitação de suporte, verifique se o perfil possui o selo verde.

Encontrar estabelecimentos próximos

O WhatsApp liberou outra novidade em fevereiro.  A atualização trouxe um recurso que permite encontrar lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais nos arredores, assim como faz o Google Maps.

A ferramenta de busca usa a localização do usuário para exibir empresas cadastradas no WhatsApp Business, fornecendo informações sobre o endereço, horário de funcionário e formas de contato.

Por enquanto, o recurso só está disponível para usuários de Android em São Paulo. Ainda não há previsão de lançamento no iPhone (iOS) e em outras regiões do Brasil.

Extensão para detectar versão hackeada

Em março, o WhatsApp anunciou o Code Verify , extensão para Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox que verifica se a versão web do mensageiro sofreu adulteração.

Leia Também

A Meta (dona do aplicativo) admite que o WhatsApp Web não entrega os mesmos controles de segurança existentes nas versões do serviço para Android e iOS. Então, para evitar problemas de espionagem, por exemplo, a empresa lançou o plugin.

A ferramenta, desenvolvida em parceria com a Cloudflare, trabalha fazendo uma comparação de hashes (sequências de caracteres geradas a partir de cálculos matemáticos). Assim, quando o usuário inicia a versão web, a extensão verifica o hash do código-fonte e o compara com o hash armazenado nos servidores da Cloudflare; se eles forem iguais, está tudo certo; se forem diferentes, alguma adulteração aconteceu.

O que está por vir?

A plataforma vem desenvolvendo outros recursos que ainda não estão disponíveis ou não chegaram a todos os usuários. Um deles é a função para reagir mensagens com emojis . Ao tocar e segurar sobre um conteúdo recebido, o aplicativo mostra algumas opções de emojis para interagir sem precisar enviar uma nova mensagem. A plataforma exibe uma janela flutuante com seis emojis.

O mensageiro também vem trabalhando na prévia de documentos em conversas. A novidade permite visualizar o conteúdo de qualquer arquivo anexado sem precisar abri-lo. Por exemplo, ao receber uma foto em JPG como documento, o balão da mensagem vai mostrar um pequeno recorte da imagem.

O encaminhamento de mensagens também pode sofrer alterações, já que o  aplicativo deve limitar o compartilhamento a apenas um disparo por grupo. Caso o usuário queira enviar a mesma mensagem para vários grupos, ele precisará realizar múltiplos disparos. A empresa não revelou o motivo para a nova regra, mas com base nas mudanças anteriores, é provável que a decisão tenha sido tomada para combater a desinformação.

O WhatsApp ainda iniciou a liberação de um recurso para celulares Android que permite ouvir áudios enquanto conversa com outras pessoas. Essa função mantém a mensagem de voz em reprodução mesmo em outros chats. O áudio aparece em uma pequena barra no topo da tela, com botões para pausar, tocar e fechar a notificação.

Também há relatos de que a empresa está desenvolvendo uma opção para alterar o idioma do WhatsApp. Com isso, será possível manter o aplicativo em português enquanto o restante do celular segue em inglês, por exemplo.

Outra novidade deu as caras na versão beta. Em breve, os usuários poderão enviar arquivos de até 2 GB . A atualização busca facilitar a troca de arquivos pesados, eliminando a necessidade de recorrer a outros serviços para fazer o compartilhamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!