Você sabe quantas contas criou por aí, em serviços dos mais diferentes tipos, e simplesmente deixou para trás? A Apple quer dar uma ajudinha nesse assunto: os aplicativos serão obrigados a colocar uma opção para deletar conta sem complicações.
Conforme as novas diretrizes, todo aplicativo na App Store precisará ter um encerramento de conta fácil de encontrar.
A empresa também determina que, se for necessário visitar um site para completar o processo, o aplicativo deve incluir um link diretamente para a página necessária. É o caso do Instagram, por exemplo.
Outra norma manda que os usuários devem ser informados corretamente. Se o processo de exclusão for demorar para ser concluído, o cliente deve estar ciente disso. Se o aplicativo tem assinaturas ou cobranças, o desenvolvedor deve explicar como essa situação será conduzida.
E não adianta colocar só opções para desativar a conta temporariamente. A regra manda que "as pessoas devem ter a opção de deletar suas contas e seus dados pessoais".
A mudança tem data para começar a valer: 30 de junho de 2022. As normas estavam previstas para janeiro de 2022, mas os desenvolvedores ganharam um tempo extra.
Apple aposta em privacidade
A justificativa da Apple é dar mais controle sobre os dados pessoais compartilhados. Essa política vai em linha com regulações recentes sobre o tema, como a GDPR da União Europeia e a LGPD do Brasil.
Contas esquecidas também colocam em risco a segurança do usuário. Vazamentos podem incluir senhas reutilizadas em outros serviços, abrindo uma porta para ataques e invasões.
Já faz um tempo que a Apple adotou a privacidade como bandeira. Seja por marketing ou não, os produtos da marca vêm ganhando recursos interessantes.
É o caso, por exemplo, do Ocultar Meu E-mail, que cria endereços "falsos" e redireciona mensagens — uma forma de não associar seu e-mail pessoal a todo cadastro.