iOS 16 é apresentado pela Apple na WWDC 2022
Bruno Gall De Blasi
iOS 16 é apresentado pela Apple na WWDC 2022

A Apple anunciou, nesta segunda-feira (6), o iOS 16 . A nova versão do sistema operacional deu as caras durante a WWDC 2022 com uma nova tela de bloqueio, melhorias no modo Foco, novos ajustes de privacidade e mais. Ainda em fase experimental, a expectativa é de que a versão final chegue a todos até o fim do ano.

A atualização dá um refresco aos celulares da Apple. Assim como nas gerações anteriores, a empresa aprimorou diversos recursos de smartphones compatíveis com a nova versão do sistema operacional. Além disso, os usuários também vão receber melhorias, para tornar o iOS ainda mais estável e mais seguro.

É o caso da tela de bloqueio. Com a atualização, os usuários poderão personalizá-la de acordo com a sua vontade. Quer mudar a fonte e a cor do relógio? Basta acessar a área de edição e ajustá-los, assim como no Apple Watch. Além disso, os usuários poderão inserir widgets que irão interagir com o plano de fundo do painel.

iOS 16 ganha nova tela de bloqueio com recursos personalizáveis (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)
iOS 16 ganha nova tela de bloqueio com recursos personalizáveis (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

E não para por aí. Além de levar as notificações para porção inferior do display, a atualização traz um recurso conhecido como Live Activities, que leva um widget mais aprimorado à tela de bloqueio. Através dessa nova área, os usuários podem receber informações ou até usar funções de apps sem desbloquear o iPhone.

Na apresentação, a Apple apresentou o recurso em funcionamento com o Uber. Em vez de abrir o aplicativo para ver onde o motorista está, você pode acompanhar o seu progresso diretamente pela tela de bloqueio. O mesmo acontece com um jogo de basquete: o placar da partida aparece no display sem ter que fazer muitos comandos.

Live Activities oferece mais informações na tela de bloqueio do iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)
Live Activities oferece mais informações na tela de bloqueio do iPhone (Imagem: Divulgação/Apple)

iCloud facilita o compartilhamento de fotos

Outra melhoria fica para quem gosta de compartilhar fotos. Através da Biblioteca de Fotos Compartilhadas do iCloud, é possível repartir fotos existentes de suas bibliotecas pessoais ou delimitadas em alguns critérios, como uma data de início ou pessoas nas imagens. Os conteúdos são repartidos através do compartilhamento familiar.

"Um usuário também pode optar por enviar fotos para a Biblioteca Compartilhada automaticamente usando uma nova alternância no aplicativo Câmera", anunciaram. "Além disso, os usuários receberão sugestões inteligentes para compartilhar uma foto que inclua participantes da Biblioteca de Fotos Compartilhadas."

Além disso, os participantes da biblioteca compartilhada podem adicionar, excluir, editar ou favoritas os conteúdos compartilhados. Essas informações aparecerão nas Memórias e Fotos em Destaque de cada usuário possa "reviver momentos mais completos da família" ou com seus amigos.

E por falar em compartilhamento familiar, o processo para criar contas para crianças foi facilitado. Os jovens também podem pedir mais tempo de tela através do iMessage. Em seguida, os pais podem aprovar ou recusar a solicitação através do Mensagens.

Apple facilita processo para criar contas para crianças com controle parental (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)
Apple facilita processo para criar contas para crianças com controle parental (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

iMessage ganha opção para editar mensagens enviadas

O modo Foco ganhou novidades. No Safari, por exemplo, será possível separar abas conforme o perfil selecionado. Quer ver apenas as mensagens dos seus colegas de trabalho? Sem problemas. O iMessage também vai filtrar as conversas a partir da opção habilitada para evitar distrações enquanto você está no escritório.

E por falar em iMessage, quem nunca enviou uma mensagem com um erro de digitação? Pois é, mas a Apple tem uma solução: com o iOS 16, os usuários poderão editar conteúdos já enviados. E não para por aí: a atualização ainda vai oferecer uma opção para desfazer o envio de mensagens, similar a outras plataformas.

O SharePlay também está chegando ao Mensagens.

iMessage ganha botão para editar mensagens enviadas (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)
iMessage ganha botão para editar mensagens enviadas (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

Apple Pay ganha opção para parcelar compras nos EUA

O parcelamento de compras é uma realidade mais que natural para os brasileiros – eu já dividi R$ 20 em três vezes, confesso. Mas a Apple pretende facilitar o acesso a esta opção aos usuários dos Estados Unidos com o Apple Pay Later. Segundo a companhia, o recurso "uma maneira simples e segura de dividir o custo de uma compra".

A função não traz muito mistério. Ela permite dividir uma compra feita pelo Apple Pay "em quatro pagamentos iguais distribuídos por seis semanas, sem juros e sem taxas de qualquer tipo". A companhia informou que a função "está disponível em todos os lugares onde o Apple Pay é aceito online ou no aplicativo, usando a rede Mastercard".

Outra novidade fica pelo Order Tracking. Como o próprio nome sugere, a função oferece informações de rastreamento de pedidos na Carteira para compras feitas com o Pay com comerciantes participantes. A função também oferece recibos aos usuários.

"Além disso, os usuários podem compartilhar com segurança suas chaves de casa, hotel, escritório e carro no Wallet por meio de aplicativos de mensagens, incluindo Mensagens, Correio e muito mais", anunciaram.

Order Tracking, do app Carteira, oferece opções para rastrear compras feitas pelo Apple Pay (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)
Order Tracking, do app Carteira, oferece opções para rastrear compras feitas pelo Apple Pay (Imagem: Felipe Ventura/Tecnoblog)

Quando o iOS 16 será liberado a todos?

O iOS 16 vai ganhar a sua versão estável no segundo semestre de 2022, possivelmente junto ao lançamento do iPhone 14. Caso o calendário permaneça o mesmo, a nova safra de celulares da Apple tende a ser revelada em setembro. Mas os prazos ainda não foram confirmados pela fabricante.

Quais iPhones vão receber o iOS 16?

Segundo a Apple, a atualização será gratuita para "iPhone 8 e posteriores". Isto significa que é preciso ter um iPhone 8 ou iPhone 8 Plus ou modelos mais recentes, como o iPhone 13 ou iPhone SE de terceira geração para instalar o iOS 16.

Quando o iOS 16 Beta será liberado?

O iOS 16 Beta chegará primeiro aos desenvolvedores. Segundo a Apple, a compilação Developer Preview será liberada a este grupo nesta segunda-feira (6). Já a versão de testes aberta ao público, a Public Beta, estará disponível a partir de julho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!