Com a versão completa chegando no segundo semestre de 2022, o iPadOS 16 vai estar disponível para diferentes modelos do iPad. Parece que o objetivo é mudar a interface para que o periférico se aproxime de um notebook, trazendo um melhor desempenho no quesito multitarefa. Sendo assim, donos do tablet da Apple já podem saber se vão ou não receber essa atualização.
É comum que modelos mais recentes do gadget façam parte dos presenteados com a atualização. Contudo, a Maçã decidiu entregar um pouco mais ao oferecer a novidade para além dos iPads mais novos. Confira a lista:
- iPad: Quinta geração e posterior;
- iPad Pro: Todos os modelos;
- iPad Air: Terceira geração e posterior;
- iPad mini: Quinta geração e posterior.
Por outro lado, alguns modelos de iPad sempre acabam ficando de fora da brincadeira. Os que foram deixados de escanteio são:
- iPad mini: Quarta geração;
- iPad Air: Segunda geração.
Com isso em mente, dá para notar que se o seu tablet roda a versão 15 do iPadOS, então ele tem boas chances de ser atualizado sem grandes problemas.
Caso queira experimentar e participar da versão beta, é bom saber que ela começará a ser disponibilizada para o público a partir de julho.
O que o iPadOS 16 traz de novidades?
Assim como o macOS 13 Ventura, o novo sistema operacional dos tablets da Apple também vai chegar com pequenas inovações. O maior objetivo é o de agilizar a alternância entre aplicativos, além de permitir uma organização mais pessoal.
As principais novidades são:
- Stage Manager: Oferece a opção de deixar as janelas dos apps do tamanho que o usuário desejar;
- Freeform: Uma tela em branco para que vários indivíduos possam fazer anotações simultaneamente;
- Recursos mais comuns em desktops, mas que não faziam parte do iPad anteriormente;
- Melhorias em aplicativos.
Por causa de seus recursos, o iPadOS 16 vai deixar o iPad mais com uma cara de macOS. Porém, será que isso é o suficiente para animar a base de fãs do gadget?