Antes de comprar um smartphone, é importante analisar as especificações para saber se o conjunto oferecido pela fabricante atenderá suas necessidades. Na ficha técnica de modelos intermediários e topos de linha, vem se tornando comum a presença de telas com alta taxa de amostragem de toque. Mas, afinal, o que é essa tecnologia e qual a diferença para taxa de atualização?
Assim como na taxa de atualização, a medição da taxa de amostragem também é feita em hertz com um cálculo matemático. É possível descobrir o tempo exato que o display verifica um novo toque dividindo essa taxa por um segundo (1.000 ms). Por exemplo, se a tela tem um valor de resposta de 120 Hz, então 1.000 dividido por 120 = 8,3 milissegundos.
Isso significa que, a cada 8,3 milissegundos, o smartphone poderá registrar e executar uma nova entrada de toque. Os números ficam ainda menores em modelos que oferecem 240, 360 e 480 Hz, somando 4,16, 2,77 e 2,08 milissegundos, respectivamente. Ou seja, quanto maior a taxa, mais rápido será o tempo de resposta.
Qual a importância da taxa de amostragem de toque?
No dia a dia, uma alta taxa de amostragem de toque não faz muita diferença. Em aplicativos comuns, como redes sociais e plataformas de streaming, é pouco provável que você note alguma mudança.
Por outro lado, quanto o assunto é jogos, especialmente os de FPS, essa taxa faz com que os comandos do jogador tenham um tempo de resposta mais curto ou imediato, permitindo que o usuário derrote os adversários com mais facilidade e, consequentemente, ganhe partidas.
É por essa razão que taxas de amostragem de toque mais altas costumam ser implementadas em celulares voltados para o público gamer, como os modelos da linha ROG Phone da Asus, ou em intermediários premium, como o Xiaomi Poco F3.
Qual a diferença para taxa de atualização?
Talvez seja um pouco confuso entender a diferença entre essas duas taxas. Em termos simples, a de atualização serve para criar uma sensação de suavidade ao navegar pelo smartphone, enquanto a de amostragem ajuda a aumentar a velocidade de resposta de toque.
Por mais que os objetivos sejam diferentes, ambas tem um papel importante para melhorar a experiência do usuário.