YouTube muda regras para impedir spam
Unsplash
YouTube muda regras para impedir spam

A internet está cheia de spammers e golpistas, e no Youtube isso não é diferente. A plataforma de vídeos vai tomar algumas medidas para combater essa prática. Uma delas pode criar polêmica: não será mais possível esconder o número de inscritos de um canal. Além disso, novas regras para os nomes e melhorias nas ferramentas de moderação estão a caminho.

Como o youtuber Marques Brownlee comentou recentemente, vídeos de grandes canais estão cada vez mais cheios de spam nos comentários. Muitas vezes, isso é feito usando perfis que imitam o criador do vídeo. Em alguns casos, eles tentam até mesmo aplicar golpes.

Para tentar mitigar o problema, o YouTube não vai mais permitir que canais escondam o número de inscritos.

Pode parecer uma medida sem muita relação com a questão do spam, à primeira vista. No entanto, muitos desses perfis falsos se aproveitam dessa opção.

Afinal de contas, basta dar uma olhadinha nesse número para verificar se aquele canal é verdadeiro ou não. Um youtuber famoso com menos de 100 inscritos? Fake, né?

Isso pode causar alguma polêmica entre os criadores. Esconder o número de assinantes é uma prática relativamente comum entre canais pequenos e iniciantes.

Ter um número baixo de inscritos pode causar alguma desconfiança entre o público, por exemplo, mesmo que o canal seja legítimo.

Caracteres especiais e mais moderação

As medidas do YouTube não vão parar no fim da opção de ocultar o número de inscritos. A plataforma também vai limitar o uso de caracteres especiais no nome dos canais.

Essa tática é bastante usada para fazer a página fake parecer legítima. Com a mudança, vai ficar mais difícil imitar contas famosas.

A terceira e última medida é expandir as melhorias na moderação de comentários. Segundo a empresa, todos os criadores podem agora ligar a opção "Abordagem mais restrita".

Com ela ligada, a tendência é que o número de spam e golpes diminua. Alguns comentários legítimos podem acabar no filtro por engano, porém.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!