Metaverso da Meta poderá ter conteúdo adulto, mas com regras
Unsplash/Dima Solomin
Metaverso da Meta poderá ter conteúdo adulto, mas com regras

O clima vai esquentar no metaverso da dona do Facebook. É o que conta uma nova política da Meta sobre conteúdos adultos no Horizon Worlds, revelada nesta terça-feira (26). Os ambientes, no entanto, não ficarão restritos apenas à "quase nudez": a companhia também vai permitir espaços sobre outros temas para maiores de 18 anos.

O documento está disponível na plataforma de suporte do Meta Quest. Intitulado como "política de mundos adultos do Horizon", o informe começa dizendo que a Meta quer um "ambiente seguro e acolhedor" a todos os usuários do Horizon, o ambiente de realidade virtual da companhia. "Quando os mundos são destinados a públicos adultos, a Meta exige que o mundo seja marcado como maduro", explicaram.

A política descreve os conteúdos permitidos e que devem ser marcados como adulto. O primeiro tópico é demarcado para interações "sexualmente sugestivas", como "quase nudez". A lista ainda cita "representações de pessoas em posições implícitas ou sugestivas" ou ambientes focados em "atividades excessivamente sugestivas".

Os termos vão além. Se alguém quiser criar mundos que falem sobre álcool, maconha ou "atividades regulamentadas por idade", como jogos de azar, também está liberado. O mesmo é dito para "conteúdo ficcional intenso ou excessivamente violento, incluindo sangue e gore, que possa chocar ou enojar os usuários".

Meta não permite conteúdo sexualmente explícito

Nem tudo está liberado, é claro. A Meta observa que alguns temas seguem proibidos pela Política de Conduta na Realidade Virtual (RV). É o caso de conteúdo sexualmente explícito ou provocativo. Isso inclui "nudez, representações de pessoas em posições explícitas ou conteúdo ou mundos sexualmente provocativos ou implícitos".

Os termos ainda tratam de conteúdos que descrevem ou promovem o uso de drogas ilegais e o abuso de medicamentos controlados. Mundos que falem sobre atividades criminosas e perigosas, além de violência intensa da vida real, "incluindo sangue e gore", também entram na lista de temas vetados. O último tópico está relacionado a ambientes relacionados à compra, venda ou negociações de bens regulamentados, "como armas de fogo, lâminas, álcool e tabaco".

Vale lembrar que outros comportamentos são considerados como inadequados pela política de conduta da Meta. É o caso de assédios, intimidação e bullying. Os termos também restringem ações ofensivas, como gestos sexuais, sexualização de menores de idade e a manifestação de discursos de ódio na plataforma.

"Se descobrirmos que você violou os Padrões da Comunidade ou esta Política de Conduta na Realidade Virtual em produtos do Facebook ou do Oculus, poderemos adotar medidas com relação à sua conta, como restringi-la ou suspendê-la temporariamente", informaram. "Em caso de ofensas graves ou recorrentes, podemos desativar sua conta permanentemente".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!