A Motorola divulgou nesta terça-feira (18), no evento Lenovo Tech World 2022, um conceito de smartphone com tela enrolável. Apesar da ideia não ser nova, o anúncio mostra que mais uma fabricante está testando o formato. LG
, Oppo
e Samsung
também já apresentaram esse conceito de tela para celulares.
Em 2019, a Motorola lançou o Moto Razr, smartphone dobrável, fazendo dela uma das primeiras fabricantes a lançar um celular do tipo.
Smartphone Motorola com tela enrolável
O protótipo apresentado por Luca Rossi, executivo da Lenovo, utiliza um painel OLED e mede 6,5 polegadas quando totalmente estendido — o tamanho reduzido não é especificado, mas a Motorola divulgou que fica em torno de 5 polegadas. A expansão da tela é ativada através de um botão na lateral. Confira:
No vídeo, o wallpaper do smartphone se mexe conforme a tela vai aumentando, uma experiência agradável para o conceito, mas o melhor vem na sequência. Rossi mostra que o display é expandido automaticamente quando o usuário gira o celular para assistir algum vídeo.
Convenhamos, uma tela enrolável não basta ser "legal" ou tecnológica: ela precisa agregar alguma utilidade ao smartphone, assim como um Galaxy Z Fold aberto entrega mais praticidade para o uso multitarefas — deixar o celular compacto para o transporte é bom, mas não é tudo.
O vídeo mostra que o protótipo não foi feito em CGI, já que é possível ver o ícone da bateria e de sinal celular. Contudo, não espere que ele chegue em breve ao mercado. Primeiro, as fabricantes querem popularizar os smartphones dobráveis (a faixa de preço ainda é um problema). Depois que isso acontecer será a hora de testar novos tipos de displays: seja enrolável, três dobras ou tela continuando na traseira.