Olhar Digital

Oppo X 2021: marca chinesa mostra primeiro celular com tela enrolável
Divulgação/Oppo
Oppo X 2021: marca chinesa mostra primeiro celular com tela enrolável

A fabricante chinesa Oppo realizou nesta terça-feira (17) o evento Inno Day 2021. Apresentando novidades para o futuro, a companhia demonstrou sua visão sobre os rumos da tecnologia e alguns novos conceitos. Entre eles, há o Oppo X 2021 , o primeiro celular com tela enrolável , além de um novo modelo de óculos de realidade aumentada (AR).

O evento, diferente de outras fabricantes – como Apple , Samsung , Google –, foi realizado presencialmente com convidados, executivos, parceiros e a imprensa. A empresa citou medidas de prevenção contra a Covid-19 , embora não tenha divulgado quantas pessoas estiveram presentes.O

Oppo X 2021 é apenas um conceito, mas intriga por toda engenharia aplicada. Ele possui uma tela OLED enrolável com continuidade – é possível aumentar ou diminuir a tela enquanto os aplicativos se ajustam. Ele usa um motor de força proprietário que expande o display de 6,7 para até 7,4 polegadas.

Tela sem divisórias

Um detalhe no conceito é que não há um vinco no meio do display. Esse efeito é encontrado no Galaxy Z Fold 2 , por exemplo. A Oppo cita que o dispositivo foi produzido a partir de 117 patentes, sendo 12 delas relacionadas ao mecanismo de rolagem da tela.

Esse mecanismo de força é composto por dois motores. Eles geram "força constante para desdobrar o dispositivo de maneira uniforme, garantindo que o display não seja danificado durante o processo". A marca também cita que essa tela pode ser ajustada no tamanho que o usuário quiser, e não apenas em dois estados (dobrado e desdobrado).

Você viu?

Para tornar o projeto funcional, a Oppo também criou o Warp Track. A tecnologia cria uma camada laminada com 0,1 mm de espessura em sua parte mais fina. Assim, quando a tela é desenrolada, essa camada protege a tela de possíveis rupturas. Os componentes internos também ficam protegidos por causa da moldura deslizante.

Oppo AR Glass 2021

Uma das novidades do evento foi o Oppo AR Glass 2021. A versão atualizada dos óculos de realidade virtual tem estrutura aproximadamente 75% mais leve do que o conceito demonstrado em 2019. Ele também tem desempenho 40% melhor na CPU e GPU.

Nos óculos, a Oppo cita que há a tecnologia óptica Birdbath, que aumenta o brilho em 98% e pode criar uma experiência uniforme de visualizar uma tela com 90 polegadas de tamanho a três metros de distância.

Eles possuem sensores de câmera fiesheye, ToF (Time of Flight) e uma câmera RGB. O conjunto deve capturar melhor o ambiente ao redor e fornecer mapeamento espacial em 3D. Entre os recursos disponíveis, o novo AR Glass 2021 é capaz de mapear 21 pontos de cada mão para que os controles sejam mais suaves.

Os novos óculos também podem ser conectados ao Oppo Find X2 via USB-C. Assim, o desempenho é melhorado por causa do processador Snapdragon 865 do celular.

Já o último conceito apresentado hoje foi do aplicativo CybeReal AR. Ele usa tecnologia baseada em cálculo espacial em tempo real para que o usuário possa navegar utilizando mapas com o celular. O Google Maps conta com uma tecnologia semelhante chamada de Live View.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!