Tamanho do texto

Smartphones e tablets com o sistema do Google contam com recursos pouco conhecidos; saiba como utilizar todas as vantagens oferecidas

Brasil Econômico

O Android é o sistema operacional para celulares que mais oferece recursos aos usuários. A plataforma não apresenta tantas exigências quanto o iOS e conta com mais aplicativos que o Windows Phone. Além disso, o sistema está presente na maioria dos smartphones e tablets disponíveis no mercado, desde os modelos mais simples até os topos de linha.

Smartphones da linha Moto X, da Motorola/Lenovo oferecem Android com poucas modificações
Emily Canto Nunes/iG
Smartphones da linha Moto X, da Motorola/Lenovo oferecem Android com poucas modificações

LEIA MAIS: Android: como identificar a versão do sistema e atualizar o smartphone

Alguns recursos do Android , no entanto, podem estar em locais diferentes por conta das modificações feitas pelas fabricantes. Empresa como Samsung e LG fazem alterações para adequar o sistema a recursos exclusivos. Poucos smartphones se propõem a oferecer o Android com poucas modificações.

Os celulares da linha Moto, da Motorola/Lenovo contam com poucas mudanças em relação ao sistema original. Entretanto, o  Nexus  é o único modelo que realmente possui o Android puro , sem modificações. Confira uma lista com recursos pouco conhecidos que permitem utilizar todo o potencial do sistema do Google.

1) Compartilhe uma localização no Google Maps

Ao procurar um endereço no computador, o usuário pode enviar as informações para o smartphone. Assim, não há a necessidade de digitar tudo novamente no celular. Para utilizar o recurso, basta pesquisar um local no Google Maps e procurar pela opção "Enviar para o smartphone" na barra lateral.

LEIA MAIS: Novo recurso do Google Maps permite calcular rotas de carro sem internet

Em seguida, é possível enviar os dados para o aplicativo presente em um dos números já cadastrados na sua conta do Google. O celular exibirá uma notificação com o endereço pesquisado. Outra opção é enviar a localização por e-mail ou mensagem de texto para dispositivos conectados.

2) Encontre um smartphone perdido

O Android utiliza geolocalização para informar a posição do smartphone. Pesquise "encontre meu telefone" no Google para ter acesso à área Minha Conta . A ferramenta utiliza sua conta no Google para se comunicar com o smartphone. Além de exibir a posição do dispositivo em um mapa, o recurso consegue bloquear o celular e mostrar uma mensagem para quem o encontrar.

Outra opção é fazer o celular tocar no volume máximo se o smartphone estiver próximo e você esqueceu onde o deixou. Em casos mais extremos, é possível sair da conta registrada no celular para evitar que outra pessoa tenha acesso às suas informações. Dispositivos com iOS e Windows Phone possuem recursos semelhantes .

3) Sincronize o histórico do Chrome

Os aplicativos desenvolvidos pelo Google conseguem se desenvolver bem entre o smartphone e o computador. O Chrome, por exemplo, permite ao usuário acessar seu histórico de navegação em qualquer dispositivo. O recurso é útil para quem pesquisa sobre um determinado assunto no smartphone e deseja continuar a leitura no computador, por exemplo.

Para visualizar o histórico de outros dispositivos no smartphone, basta abrir o menu de configurações do Chrome – o ícone com três pontos verticais no canto superior direito – e selecionar a opção "Guias Recentes". Em computadores, as últimas páginas podem ser acessadas no menu de configurações. As informações são exibidas após selecionar a opção "Histórico". As informações, no entanto, só podem ser compartilhadas se o usuário estiver conectado à mesma conta do Google em todos os aparelhos.

4) Crie lembretes com o Google Now

Parte do Google Now, assistente virtual para Android , o recurso é uma boa opção para quem deseja se organizar. Por meio de pesquisas simples, o usuário pode criar lembretes para serem exibidos em um determinado horário ou local.

Para criar um lembrete, faça uma pesquisa como "lembre-me de ir ao supermercado na segunda, às 3 da tarde". O Google exibirá, então, uma tela com os dados informados. A página também permite definir se o lembrete deverá se repetir. O celular exibirá uma notificação no dia ou no local especificados.

Assistente exibe informações sobre locais, organiza a agenda e realiza operações matemáticas
Reprodução
Assistente exibe informações sobre locais, organiza a agenda e realiza operações matemáticas

O Google Now  ajuda o usuário em diversos momentos. O serviço consegue exibir rotas para locais conhecidos, realizar cálculos rápidos, informar a previsão do tempo e realizar comandos básicos. O assistente consegue para ligar ou enviar mensagens SMS para um contato. Também é possível " Mandar um e-mail " se a conta do destinatário tenha sido salva anteriormente.

A ferramenta permite ainda iniciar aplicativos com comandos semelhantes como "Abrir Facebook" ou acessar uma página na web com "Vá para o site ig.com.br". Para habilitar o assistente, basta dizer "Ok Google" ou tocar sobre o microfone na barra de pesquisa do smartphone ou tablet e dizer o comando desejado.

5) Veja a tela do computador pelo celular

Aplicativos como Pushbullet  e AirDroid  permitem visualizar a tela do smartphone no computador. Ao sincronizar o aplicativo com o computador, o usuário pode acessar mensagens, contatos e transferir arquivos sem a necessidade de usar cabos.

O contrário também pode ser feito por meio do Chrome Remote Desktop. Ao baixar o aplicativo na Play Store e a extensão na Chrome Web Store, o usuário pode visualizar à distância a tela de qualquer computador registrado.

6) Habilite o modo visitante

O Android consegue bloquear o acesso a informações pessoais quando outra pessoa utiliza seu smartphone. O modo visitante impede que seus amigos visualizem seus arquivos e aplicativos sem apagar as informações armazenadas.

Para criar um usuário para outra pessoa, abra a área de configurações rápidas puxando a barra superior para baixo e clique  sobre o ícone do usuário no canto superior direito.

Dispositivos podem trabalhar como um roteador por meio do Wi-Fi, USB e Bluetooth
Reprodução
Dispositivos podem trabalhar como um roteador por meio do Wi-Fi, USB e Bluetooth

A tela exibirá a opção de adicionar um usuário permanente ou um convidado. Ao escolher a segunda opção, o usuário mantém o smartphone com definições de fábrica.

7) Transformar o celular em roteador

O sistema operacional também pode ser utilizado para distribuir internet para outros aparelhos . Para usar um dispositivo Android como roteador, acesse as Configurações – o ícone da engrenagem na lista de aplicativos. Em seguida, escolha o menu Mais e selecione a opção Roteador Wi-Fi.

A página exibirá todas as opções que podem ser habilitadas. Como as redes Wi-Fi podem ser encontradas por qualquer dispositivo, o Android solicita um nome e uma senha para a conexão para proporcionar mais segurança para o usuário.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas