Brasil Econômico

Para especialistas, evolução da tecnologia faz aplicativos se tornarem mais populares que o internet banking
shutterstock
Para especialistas, evolução da tecnologia faz aplicativos se tornarem mais populares que o internet banking

O uso de cartões de crédito e débito convencionais pode estar bem próximo do fim. Com meios de pagamento móvel , os consumidores podem pagar com o celular compras feitas em lojas e restaurantes ao aproximar o dispositivo das maquininhas de cartão. Algumas fabricantes de smartphones já oferecem o serviço para seus usuários no Brasil. A Samsung, por exemplo, conta com o Samsung Pay.

Leia também: Saiba como apagar as principais informações que o Google tem sobre você

O Samsung Pay é o sistema capaz de realizar o pagamento por celular em poucos instantes. Disponível para vários smartphones Galaxy , a plataforma utiliza um sistema de criptografia que permite completar uma transação com segurança. Para ajudar os consumidores com dúvidas, o Brasil Econômico fez um guia sobre o sistema da Samsung. Confira:

Como funciona o Samsung Pay?

O serviço realiza a maioria dos pagamento via NFC (Near FielD Communication), uma tecnologia de comunicação por proximidade com alcance de poucos centímetros e baixa velocidade de transmissão se comparada a alternativas como Wi-Fi e Bluetooth. A principal vantagem que ela oferece é a comunicação rápida ao aproximar seu celular e a máquina de cartão de crédito.

O sistema também funciona quando apenas o MST (Magnetic Secure Transmission) está disponível, o que costuma acontecer em maquininhas mais antigas compatíveis com os cartões de tarja magnética. Para que esses aparelhos também sejam compatíveis com o pagamento com o celular, a plataforma é capaz de que um cartão físico está sendo usado no momento da compra.

Como usar o Samsung Pay?

O primeiro passo para usar o Samsung Pay é configurar o serviço de pagamento móvel. Abra o aplicativo e insira seu ID e sua senha da sua conta Samsung. Se você ainda não tem uma conta, pode criar uma nova clicando em "Iniciar sessão". Verifique o acesso com sua impressão digital e, em seguida, selecione a opção "Adicionar cartão".

Para cadastrar um cartão no Samsung Pay, basta posicionar a câmera do celular em frente ao cartão de crédito ou débito. Outra opção é adicionar os números do cartão manualmente. O aplicativo solicitará, ainda, dados como validade do cartão e seu código de segurança de três dígitos. Após aceitar os termos de serviço, solicite o código de acesso pelo botão que será exibido no app e insira-o na tela seguinte.

Samsung Pay também permite cadastrar CPF, cartão de visita e assinatura dos usuários
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Samsung Pay também permite cadastrar CPF, cartão de visita e assinatura dos usuários

Leia também: Deixou de usar o Snapchat? Saiba como excluir sua conta na rede social

Se todos os passos forem concluídos, a plataforma informará que o cartão foi adicionado. A mesma seção do aplicativo permite adicionar CPF, cartão de visitas e sua assinatura, mas essas informações não são obrigatórias. Quando um cartão é cadastrado, você poderá realizar um pagamento a partir da sua conta. Para pagar algo pelo Samsung Pay, basta seguir três passos:

  1. Deslize o dedo para cima na tela inicial do celular – mesmo com ela desligada – e escolha o cartão que será usado;
  2. Encoste o dedo sobre o leitor de impressão digital do celular ou faça o reconhecimento de íris para autorizar o pagamento;
  3. Aproxime o celular da maquininha para confirmar a compra.

Quais os celulares compatíveis com o Samsung Pay?

Atualmente, o sistema é compatível com os principais smartphones da linha Galaxy, além do relógio inteligente da empresa. Confira alguns dos aparelhos que permitem o uso do Samsung Pay:

  • Galaxy S8
  • Galaxy S8
  • Plus Galaxy S7
  • Galaxy S7 Edge
  • Galaxy S6
  • Galaxy S6 Edge
  • Galaxy S6 Edge Plus
  • Galaxy Note 5
  • Galaxy A5 (2016)
  • Galaxy A7 (2016)
  • Galaxy A5 (2017)
  • Galaxy A7 (2017)
  • Galaxy A9
  • Gear S3 (R760 ou R770)

O Samsung Pay é seguro?

De acordo com a Samsung, seu sistema de pagamentos utiliza os recursos mais avançados para garantir a segurança das informações. Além de utilizar o leitor de impressão digital do celular, a plataforma usa um padrão de tokenização para proteger o número do seu cartão. Graças a ele, o sistema gera um código diferente a cada compra e dificulta o acesso de cibercriminosos a esses dados.

Além disso, as transações são protegidas com o Samsung Knox. Segundo a fabricante, a solução reforça a segurança contra hackers e softwares maliciosos. A empresa também oferece o Samsung Find My Mobile, que pode ser usado para rastrear, bloquear ou apagar as informações do celular em caso de perda ou roubo .

Qual a diferença entre o Samsung Pay e o Google Pay?

Antes conhecido como Android Pay , o Google Pay é um sistema de pagamento móvel bem parecido com o da Samsung. No entanto, as duas plataformas contam com algumas diferenças. A principal delas é a compatibilidade de aparelhos. Enquanto o Samsung Pay é compatível com 16 aparelhos, o Google Pay pode ser usado em todo celular com a conexão NFC e Android KitKat 4.4 ou superior.

Samsung Pay é compatível com alguns celulares Galaxy e Google Pay, a partir da versão KitKat 4.4 do sistema operacional
Divulgação
Samsung Pay é compatível com alguns celulares Galaxy e Google Pay, a partir da versão KitKat 4.4 do sistema operacional

Leia também: Saiba como seguir suas hashtags favoritas dentro do Instagram

O sistema do Google também usa criptografia em suas transações e oferece suporte para cartões de crédito e débito de Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banrisul, Neon, Porto Seguro Cartões e Brasil Pré-pagos.

Quais os cartões aceitos no Samsung Pay?

O Samsung Pay está disponível para dezenas de cartões com bandeiras Visa e Mastercard. Entre as empresas que possuem cartões compatíveis com o sistema estão Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Neon, Banco Inter, Porto Seguro Cartões e Brasil Pré-pagos. No entanto, nem todos os cartões de um desses bancos têm suporte para a plataforma.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!